site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Chef goiano representa o Cerrado na Expo 2020, em Dubai 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 07/12/2021 23:33

 

Representante da gastronomia artesanal e do Cerrado brasileiro, o chef goiano Ian Baiocchi participa nesta semana da Expo 2020, maior exposição mundial desde o início da pandemia, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento teve início no último dia 1º e será realizado ao longo dos próximos seis meses. Baiocchi foi convidado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ministrar um cooking show nesta terça-feira (7), com receitas que representam o bioma do Cerrado. 

 

A ação integra o projeto Gastronomia Brasileira, idealizado pela Apex-Brasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), e tem como objetivo mostrar a biodiversidade do Brasil, esclarecer a origem e os benefícios dos alimentos produzidos e promover as exportações de alimentos e bebidas do País. E o desafio dado ao chef Ian foi o de incluir nas suas receitas com ingredientes do Cerrado, algo da culinária dos Emirados Árabes Unidos, para evidenciar como é possível usar os alimentos produzidos no Brasil no cotidiano de outros países. 

 

Ian elaborou um menu composto por bombom de queijo e marmelada de Santa Luzia e baguete com flor de sal como entrada; no prato principal, cupim braseado, com caramelo de banana, tartar de vegetais com couve e farinha de milho; e para a sobremesa a sua tradicional pistachella, feita à base de pistache, com baru caramelizado, crocante de broa de milho e sorvete de milho verde. 

 

O cardápio assinado pelo goiano foi servido a cerca de 50 pessoas, entre jornalistas, influenciadores, representantes de hotéis e restaurantes, chefs que atuam na região, no Pavilhão Brasil.

 

A programação ainda conta com uma cozinha de fusão, na qual o chef goiano cozinhará em parceria com o chef do Pavilhão do Chile, e que poderá ser vista posteriormente nas mídias sociais do Pavilhão do Brasil (@brazilpavilion).  Além de Ian Baiocchi, foram convidados os chefs Rodrigo Oliveira, Thiago Castanho e Guga Rocha, que representarão os outros biomas do Brasil.

 

O cooking show sobre o Cerrado é o segundo a ser realizado no evento. A primeira convidada foi a chef Luciana Berry, que fez a apresentação do bioma do Pantanal. A programação ainda conta com apresentação de música e dança típica e as paredes do pavilhão do Brasil serão iluminadas com imagens e vídeos do Brasil.  

 

A Expo 2020 Dubai teve um investimento de US$ 7 bilhões e tem a perspectiva de ser o maior evento da história do Oriente Médio, que abriu suas fronteiras aos turistas estrangeiros de todo o mundo. Todos os visitantes deverão estar vacinados ou apresentar um teste PCR recente com resultado negativo para Covid-19.  

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]