site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Cia de Teatro Nu Escuro oferece aulas-espetáculos gratuitas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 15/09/2020 02:00

 

As pesquisas e as abordagens técnicas que acompanham a Nu Escuro ao longo de seus 24 anos de carreira serão compartilhadas neste mês de setembro através de aulas-espetáculos gratuitas. Serão nove aulas, quatro delas abertas ao público, com transmissão via YouTube. Elas serão oferecidas de 22 a 25 de setembro, das 19h às 21h. As demais aulas serão oferecidas para a Escola de Teatro de Anápolis, para o Itego/Basileu e para a Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral. A iniciativa faz parte do Projeto Barbas, que conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.  

 

Quem já assistiu a algum espetáculo da Nu Escuro, deve se lembrar dos movimentos corporais de Lázaro Tuim, dos bonecos de Izabela Nascente, da musicalidade de Abílio Carrascal e das interpretações cheias de personalidade de Adriana Brito e Eliana Santos. São esses e essas os atores-professores que abrirão as coxias para compartilhar as pesquisas, trabalhos e competências que moldam suas trajetórias como artistas de teatro.

 

As atividades estavam previstas para serem realizadas presencialmente. A Cia, contudo, adaptou o trabalho para que as aulas chegassem às pessoas de forma virtual. Tuim, ator e diretor de produção da Nu Escuro, relembra que essa realidade não é uma novidade para área, mas era pouco explorada. Por outro lado, a adaptação não deixa de ser instigante e provocadora, de acordo com o ator.  “Ainda não temos como apontar aonde chegaremos, mas poder divulgar o trabalho desenvolvido no palco e nas ruas utilizando as plataformas e interfaces digitais é uma possibilidade de ampliar o alcance de nosso trabalho, inclusive rompendo barreiras territoriais. Ou seja, estamos realizando um mergulho ‘Nu Escuro’”, comenta Tuim.

 

BARBAS

Barbas é um projeto da Nu Escuro estruturado em três eixos: cênico, formação e documentação. Com isso, ele oferece apresentações dos espetáculos da “Triologia Goyaz”, estreia de um novo espetáculo, aulas, oficinas e a publicação de um e-book. O projeto faz parte de uma transição entre dois ciclos de pesquisa desenvolvidos pela Cia de Teatro Nu Escuro. O primeiro ciclo se relaciona a esta Trilogia Goyaz (Plural-2012, Gato Negro-2013 e Pitoresca-2015), formada por espetáculos que refletiam sobre o processo de construção de uma possível identidade goiana. O segundo diz respeito à estreia do espetáculo de teatro lambe-lambe “Dramas ao Cubo”, em 2019, quando o olhar do grupo foi direcionado para o universo feminino no palco. Essa será a tônica o espetáculo que a Cia vai estrear ao final do projeto Barbas, antecipa Tuim. “Assim, este projeto faz uma ponte entre dois momentos da cia, uma vez que registra e documenta um trabalho desenvolvido pela Nu Escuro durante cerca de 10 anos, com ações como o lançamento do ebook Trilogia Goyaz e aprofunda uma nova discussão em nosso desenvolvimento estético e dramatúrgico”, compartilha o ator.

 

DANÇA

Lázaro Tuim é quem abrirá a sequência de aulas com “Um Corpo Nu Escuro”, na terça-feira, 22 de setembro, às 19h. A aula terá abordagens teórica e prática.  Na parte teórica, será demonstrado aos participantes como o corpo do ator ou da atriz se constitui e como isso tem mudado no decorrer da trajetória da Cia de Teatro Nu Escuro. A ideia será demonstrar as influências que o grupo sofreu e os caminhos trilhados para composição dos corpos de tantas personagens. A abordagem prática oferecerá exercícios a partir das técnicas da dança de salão e possíveis relações com a criação de cenas.

 

BONECOS

Na 4ª feira, 23 de setembro, no mesmo horário, será a vez da bonequeira Izabela Nascente, que provará aos participantes que bonecos podem ser feitos com qualquer coisa. A oficina de formas animadas estará ancorada em um fundamento aplicado por Ana Maria Amaral em que ela diz que “boneco é o movimento”. Assim, Izabela compartilhará que, ao aplicar técnicas do teatro de animação com qualquer coisa, é possível criar imagens, poesias e cenas. O principal objetivo será colocar criatividade em movimento, divulgar as técnicas usuais da linguagem, elaborar, produzir e apresentar arte. Para isso, serão necessários alguns elásticos e fita crepe ou plástica.

 

MÚSICA

Já na 5ª feira, 24 de setembro, será a vez de Abílio Carrascal ensinar brincadeiras rítmicas para o corpo e compartilhar a experiência da Nu Escuro com suas criações musicais próprias, e com as execuções ao vivo. Ele demonstrará como a música e o teatro estão intimamente relacionados, e como as trilhas sonoras singulares fizeram com que a Cia fosse reconhecida por sua qualidade sonora. Nesta aula, haverá uma reflexão teórica sobre a música no trabalho do ator, além de dividir com seus participantes alguns dos métodos e exercícios praticados no trabalho criativo da Nu Escuro. Também serão compartilhadas experiências musicais que a companhia tem acumulado e que contribuem com a sensibilização, na percepção, na formação e criação musical no grupo. Todo tipo de instrumento de percussão será bem-vindo: tanto convencionais, como tambores e chocalhos, como alternativos: colheres, latas e baldes, por exemplo.

 

CINEMA E VÍDEO

Para encerrar, Adriana Brito e Eliana Santos oferecerão, no dia 25 de setembro, 6ª feira, uma aula sobre interpretação e a relação do ator com vídeo. As atrizes irão compartilhar técnicas de atuação voltadas para as lentes das câmeras, como expressão e criatividade a partir dos fundamentos da atuação cinematográfica. As atrizes também abordarão a corporeidade, o personagem em ação, a construção da cena, interpretação e diálogo.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]