site logo
 

PUBLICIDADE

img

Cineasta amazonense lança livros e filme em Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 16/06/2016 07:54

 

A diretora e escritora amazonense Regina Melo lançará nesta quinta-feira (16) em Goiânia o média-metragem Os Anseios das Cunhãs, produção  contemplada no Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres. O lançamento será às 20h, no Evoé Café com Livros, localizado na Rua 91, Setor Sul. Nessa noite Regina Melo também vai promover  uma sessão de  autógrafos dos seus dois romances, Ykamiabas - Filhas da Lua, Mulheres da Terra e Oceano Primeiro - Mar de Leite, Rio da Criação.
 
 
O filme Os Anseios das Cunhãs  narra de forma poética a migração das mulheres de várias regiões da Amazônia que se mudam para a capital da Zona Franca em busca de dias melhores.  Contemplado no Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres, em 2013, e apresentado na Mostra de Cinema de Mulheres, realizada pelo Minc, em Brasília, entre 22 de março a 4 de abril de 2016, o média-metragem é inspirado no poema Os Anseios das Cunhãs, de autoria da própria diretora, que também assina o roteiro e a produção do filme.
 
 
"O poema foi escrito nos anos 80 para retratar a migração das mulheres interioranas para a cidade de Manaus, em busca de trabalho e novas formas de vida. Estimuladas pela promessa de dias melhores na capital Manaus, elas deixam suas cidades e chegam à capital da Zona Franca cheias de sonhos e expectativas, mas lá encontram o ambiente hostil e machista que lhes empurra para as ruas, onde passam a viver como trabalhadoras do sexo", explica Regina Melo.
 
 
Em 2005, o poema recebeu uma versão em forma de História em Quadrinhos (HQ) e ganhou o Prêmio Governo do Estado do Amazonas como melhor roteiro. "Já existia a ideia de levá-lo para o cinema, num primeiro momento, como animação. Porém, em 2013, surgiu a oportunidade de participar do Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres, com um projeto para um curta-metragem, na versão 5 minutos, e resolvemos apostar: deu certo!", comemora a diretora. A primeira versão do filme é de 5 minutos, mas na sessão de Goiânia será exibida uma outra versão, com 20 minutos de duração.
 
 
A produção foi gravada em cenários diversos que ajudam a traçar um painel da complexidade econômica e cultural de Manaus: o centro histórico da cidade, a periferia e comunidade ribeirinha de Nossa Senhora do Livramento e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. Para o filme foram convidadas as atrizes Lua Ramos, Rejane Reinaldo e Rosana Rodrigues, do Teatro da Boca Rica de Fortaleza, com quem a diretora mantém parceria em projetos culturais.  A compositora e cantora Djuena Tikuna, que também interpreta a trilha sonora do filme, participa como atriz. 
 
 
Serviço
Estreia
Os Anseios das Cunhãs: Brasil, 2014
Direção: Regina Melo
Elenco: Lua Ramos, Rejane Reinaldo e Rosana Rodrigues
Data: 16 de junho, às 20h
Local: Evoé Café com Livros, Rua 91, Setor Sul
Entrada: R$ 2,00.
A diretora e escritora amazonense Regina Melo lançará nesta quinta-feira (16) em Goiânia o média-metragem Os Anseios das Cunhãs, produção contemplada no Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres. O filme Os Anseios das Cunhãs  narra de forma poética a migração das mulheres de várias regiões da Amazônia que se mudam para a capital da Zona Franca em busca de dias melhores.  
 
 
Serviço:
Estreia
Os Anseios das Cunhãs: Brasil, 2014
Direção: Regina Melo
Elenco: Lua Ramos, Rejane Reinaldo e Rosana Rodrigues
Data: 16 de junho, às 20h
Local: Evoé Café com Livros, Rua 91, Setor Sul
Entrada: R$ 2,00.
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]