site logo
 

PUBLICIDADE

img

Começa a restauração da Casa de Cultura Altamiro de Moura 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 09/09/2020 02:18

 

Foto: Nelson Santos


As obras de restauração do Sobrado 'Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco' já começaram. Segundo a Engenho & Arte Produções, entidade responsável pelas obras, a previsão é que os serviços sejam entregues seis meses. A casa, localizada na Avenida Araguaia, esquina com Rua 15, no Centro da capital goiana, pertenceu a um dos pioneiros de Goiânia.

 

Construída nos anos 30 e tombada como bem histórico de Goiânia pela prefeitura em 1999, a Casa da Cultura foi doada para a Academia Goiana de Letras (AGL) em 1993, três anos antes da morte de Altamiro de Moura Pacheco. Além do sobrado, foi doado todo o seu acervo pessoal contendo fotos, medalhas, livros da histórica biblioteca, bens móveis e obras de arte que preservam a história de Goiás.

 

As obras estão sendo realizadas graças a recursos liberados pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC). Serão cerca de R$ 500 mil investidos na restauração. Segundo Giulyane Nogueira, diretora da Engenho & Arte, é preciso cumprir alguns protocolos durante o processo. “Todas as etapas da restauração são acompanhadas pelo FAC”, disse. “A obra de restauro é uma obra em que precisamos ver os elementos utilizados no bem original. Se for preciso trocar alguma coisa, procuramos repor de igual forma. Essa análise não é possível com uma equipe da construção civil que não tenha capacitação específica pra isso. É uma obra com pessoas mais afuniladas para esse setor”, acrescentou Giulyane.

 

 

Presidente da AGL, José Ubirajara Galli vê com empolgação a restauração da Casa. Segundo ele, o local poderá voltar a ser um ponto de convívio para a sociedade goiana, além contribuir para manter viva a história de Altamiro. “A restauração da Casa trará a destinação que ela tinha, como um local de reuniões da AGL, espaço de palestras, de lançamentos de livros e também de visitação pública”, disse.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]