site logo
 

PUBLICIDADE

img

Cordel do Fogo Encantado está de volta0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 24/02/2018 08:08

 

Tiago Calazans


A banda Cordel do Fogo Encantado está junta novamente, depois de 8 anos, com Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado (percussão e voz), Nego Henrique (percussão e voz) e Rafa Almeida (percussão e voz). Após diversas especulações acerca de uma possível volta, finalmente, eles anunciam o lançamento do quarto disco para 06 de abril e em breve serão divulgadas as datas dos shows.

 

Além disso, o público já pode conferir os três álbuns do grupo em todas as plataformas de streaming, a discografia completa foi remasterizada. São eles: Cordel do Fogo Encantado (2001), produzido por Naná Vasconcelos, O Palhaço do Circo Sem Futuro (2002), co-produzido pelos próprios integrantes e por Buguinha Dub e Ricardo Bolognine e Transfiguração (2006) produzido por Carlos Eduardo Miranda e Gustavo Lenza.

 

Com o título de Viagem ao Coração do Sol, o quarto álbum do grupo, produzido por Fernando Catatau, vai apresentar ao público canções que ficaram guardadas e outras que foram compostas no último ano. "Fizemos uma opção estética de não sermos um grupo de releitura ou de glorificação do passado. As novas letras vão dialogar com os sentimentos humanos, com aquilo que nos cerca. Já musicalmente, o Cordel mantém a característica de sempre surpreender", diz Lirinha.

 

Gravado no Estúdio El Rocha, em São Paulo, e em Fortaleza no Totem Estúdio, o disco será uma continuidade no processo criativo da banda. "A mística que envolve o Cordel se manteve suspensa durante esses anos. Inicialmente, éramos um grupo de teatro, o nome da banda era o título de um espetáculo sobre o fogo encantado. No nosso primeiro disco contamos este cordel, ou seja, esta história. Depois falamos de um palhaço de um circo sem futuro, uma metáfora da existência humana, e, por fim, na turnê do álbum Transfiguração, apresentamos um cenário que se recolhe para uma espécie de pausa, algo bem significativo para o momento em que se deu, mesmo não sendo planejado", conta o vocalista. Portanto, para a volta do grupo, serão apresentados elementos que remetem a essa narrativa do terceiro disco, "agora é momento de sair para o sol, florescer, caminhar em direção à luz, sair de dentro da terra, rasgar o casulo", completa Lirinha. Na iluminação de palco, contam com um antigo parceiro da banda, o iluminador Jathyles Miranda, que acompanha o grupo desde o início.

 

A capa do disco foi desenvolvida pelo estúdio de design Savia Design & Branding e traz diferentes elementos, como a luz, o raiar, o vento e o otimismo representados na forma de um personagem, uma vez que esses símbolos transitam por todo o disco. "Criamos uma figura de luz, uma persona do movimento, que nasce da terra como um sopro de otimismo e cor", comenta Lucas Bacic, que assina a direção criativa ao lado de Lucas Falcão.

 

 

O grupo costumava dizer, nos tempos de Cordel, que a banda só iria acabar se o fogo, elemento vital que os uniu, se extinguisse. Em 2010, quando anunciou sua saída do grupo, Lirinha o fez por motivos pessoais: "Estava há 13 anos sem pausa no Cordel e senti uma necessidade pessoal de experimentar outras formas de compôr. Mas o fogo se manteve aceso, as pessoas que admiravam o trabalho não deixaram a chama se apagar". Então, ficou sempre uma esperança. "Quando nos reencontramos, parecia que estávamos apenas continuando um assunto que tinha ficado no ar. Não teve nenhum estranhamento, somos como uma família, descobrimos muitas coisas juntos. Com certeza é uma retomada em um mundo bem diferente, nós também mudamos, mas a essência permaneceu", conta o líder do grupo que lançou dois discos em carreira solo, Lira (2011) e O Labirinto e o Desmantelo (2015).

 

As obras podem ser ouvidas em: 
Apple Music,
Spotify,
Deezer e
Google Play

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]