site logo
 

PUBLICIDADE

img

Coreto e Relógio também serão revitalizados0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 22/05/2019 10:12

 

A superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, se reuniu com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que assinou a autorização para reformar os monumentos que fazem parte do acervo Art déco. Goiânia tem um dos maiores acervos do estilo do Brasil e o único conjunto tombado pelo Iphan. A obra custará R$ 400 mil e começará no segundo semestre. 

 

“Goiânia recebe milhares de visitantes por sua vocação comercial, a região da 44 atrai compradores do país todo e até da América do Sul e podemos aproveitar também esse potencial do nosso acervo Art déco para gerar renda e empregos. Vamos recuperar todos esses prédios, as fachadas e preservar a história da cidade”, disse Iris.

 

Localizado na Praça Cívica, o coreto faz parte da história da construção de Goiânia, servindo de palco para manifestações artísticas, culturais e políticas. Foi inaugurado, oficialmente, por ocasião do Batismo Cultural da cidade em 5 de julho de 1942.

 

O relógio da Avenida Goiás também foi inaugurado em 1942, durante o Batismo Cultural de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Projetado por Américo Vespúcio Pontes, localiza-se no início do canteiro central da Avenida Goiás, partindo da Praça Cívica. No alto dele há desenhos geométricos, verticais, horizontais e diagonais, e, sobre o mostrador, um elemento vazado com curvas sinuosas.

 

O relógio é um dos mais antigos pontos de referência de Goiânia e um símbolo importante da influência Art déco na cidade. Funcionando durante muito tempo de forma precária, foi consertado pela primeira vez em 1984 e hoje funciona perfeitamente. A obra é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual como acervo arquitetônico e urbanístico em Art déco de Goiânia e faz parte do conjunto tombado nacionalmente.

 

Na reunião também ficou acertado que o projeto para recuperação do Palace Hotel, no Setor Campinas, também será encaminhado para o Ministério da Cidadania. O prefeito também demonstrou interesse em recuperar outro grande símbolo de Goiânia: o Grande Hotel do Centro.

 

 

Fonte: Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo da Prefeitura Municipal de Goiânia

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]