site logo
 

PUBLICIDADE

img

Culturama recebe exposição Olhar Negro0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 11/03/2016 23:00

Renata Caetano
 

A exposição das obras de Renata Caetano leva o nome de “Olhar Negro” em razão do trabalho refletir justamente a questão da identidade negra no Brasil e da vivência da artista em torno da história de seus antepassados. As peças podem ser vistas gratuitamente entre os dias 14 a 31 de março, no Espaço Culturama, localizado na Av. T-8 com Mutirão, no Setor Bueno. Bordados, cabaças, retalhos, desenhos e artigos de vestuário, artefatos comuns que ganham vida no trabalho da atriz, que desenvolve também um trabalho como artesã.
 
 
Ao todo, 25 peças refletem a promoção e a valorização da cultura afro-brasileira, através da figura das Orixás Femininas. O resultado são imagens, fotos, souvenirs e peças de vestuário criadas pela artista.
 
 
Renata Caetano é conhecida na cena cultural da cidade principalmente por seu trabalho como atriz. Como arte educadora, ela atua desde 2003 como professora e coordenadora artística de diversas instituições de ensino. Em 2011 ela criou sua marca de artesanato, a Nanã Souvenirs, que teve sua primeira exposição no 17º Festival de Cinema Ambiental, o FICA. “Olhar Negro” é sua primeira exposição solo. “O que me inspirou pra esse trabalho foi a força feminina das Orixás. Quero valorizar a importância da história do negro, despertando o orgulho da comunidade pela sua origem histórico-cultural”. 
 
 
Na exposição o visitante é convidado aguçar os sentidos por meio das obras compostas de variadas texturas, cores e cheiros. Uma ala da exposição foi destinada aos vestidos, que foram inspirados na força desses Orixás femininos. No evento de abertura da exposição, 14 de março, às 19h, o Culturama também promoverá um bate-papo com a artista e o psicanalista Patrick de Oliveira. A ideia é que juntos eles coordenem um debate sore saberes e práticas Iorubá. 
 
 
Serviço: 
Exposição: Olhar Negro, com obras de Renata Caetano
 
Abertura: 14/março
19h Debate com Renata Caetano e Patrick de Oliveira
Visitação: de 14 a 31 de março
Segundas a sextas-feiras, das 14h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h
Local: Espaço Culturama, Av T-8, 324, Galeria Casa Blanca, Setor Bueno
Informações: 62 3924-1917

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]