site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Detranzinho retoma atividades0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 04/10/2021 14:45

 

Foto: Leandro Vieira


O Detran-Goiás, por meio da Escola Pública de Trânsito, retomou as atividades do programa Detranzinho, que busca formar multiplicadores de conhecimento. Por meio da ação, a comunidade escolar pode participar de palestras presenciais ou online e atividades pedagógicas que buscam incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metodologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.


O programa havia sido suspenso devido à pandemia. A retomada conta com uma remodelagem que busca não só garantir que as medidas de prevenção sejam cumpridas, mas otimizar os recursos, garantindo a absorção dos conteúdos abordados. Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Pablynne de Carvalho Melo, experiências nesse sentido foram executadas com sucesso durante a Semana Nacional de Trânsito.

O programa Detranzinho busca preparar as crianças e adolescentes para se protegerem e exercerem sua cidadania no trânsito como ciclista, pedestres e passageiros. A dinâmica do programa conta com  palestra educativa, na qual os alunos recebem orientações sobre segurança e legislação de trânsito. Em uma outra frente, conforme a faixa etária, é realizada a atividade Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes para que alunos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma mini-cidade), e Cidade para Todos – Nível I e II.

O programa conta ainda com uma maquete de seis metros quadrados, construída com blocos de montar Lego. A maquete tem as principais características das vias de uma cidade. Na mini-cidade há ainda semáforos computadorizados, estação de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados, por onde, os participantes podem guiar um carrinho de controle remoto.


Pablynne de Carvalho explica que o programa pode ser levado às escolas, como ocorria no formato anterior, ou as escolas poderão trazer os alunos para participarem das atividades na sede do Detran-GO na Cidade Jardim, em Goiânia. A exceção, é a maquete que ficará montada na sede da autarquia. Para levar o Detranzinho para sua escola gratuitamente, é necessário que o interessado enderece ofício ao presidente do Detran-GO, protocolando-o na sede do Detran-GO ou em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]