site logo
 

PUBLICIDADE

img

D’Olhar na Praça T-250 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/06/2017 01:16

 

Na sexta-feira (30), a segunda etapa do D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo será realizada na Pracinha da T-25,  às 18h30. O projeto consiste em sessões ao ar livre, gratuitas, em parques de diferentes regiões da Grande Goiânia, com uma mostra de filmes selecionados da primeira fase do festival, realizado de 26 a 30 de abril no Centro Cultural UFG.
 
 
Nesta sexta-feira serão exibidos 11  filmes. Com duração de 3 a 10 minutos, os vídeos abordam temas e linguagens diversas no universo da videodança, com inspirações variadas, que vão desde a relação com o esporte, vida urbana, passando pelas relações amorosas e as raízes culturais.
 
 
Um dos principais destaques da mostra será  a produção norte-americana Exquisite Corps. Dirigido por Mitchell Rose, o curta-metragem é uma carta de amor à dança que conta com a participação de 42 bailarinos e coreógrafos de diversas partes do mundo. O vídeo integra um projeto de colaboração artística com integrantes de diferentes nacionalidades e idades cuja inspiração é o Surrealismo, principalmente no que diz respeito à primazia do inconsciente na criação artística. 
 
 
Um dos vídeos mais aplaudidos do festival tem sido a produção holandesa Songs of The Underworld, com direção de Nicola Hepp. O filme, um curta-metragem, é um mergulho emocional que mistura lembranças reais e ficcionais da diretora e coreógrafa, filha de um renomado coreógrafo, que também participa do filme. Com uma narrativa delicada e bastante acessível mesmo para quem não tem intimidade com a videodança, Songs of The Underwood surpreende ao contar uma história que ultrapassa as fronteiras do tempo, interligando presente e passado, amor, velhice, a morte e a juventude.
 
 
Um parque aquático abandonado é o palco de Sink or Swim, videodança dos Países Baixos que narra as descobertas e desafios de um grupo de adolescentes. No vídeo, entre tobogãs, fontes e piscinas vazias, os garotos interagem em um jogo perigoso e arriscado, testando seus próprios limites para ver quem consegue dar o maior salto ou executar a acrobacia mais difícil, arriscando suas próprias vidas.
 
 
O mundo do esporte ganha outra perspectiva no surpreendente e premiado filme chileno Dominio, que é ambientado numa pista de atletismo. Nesse cenário, os movimentos tradicionais das competições olímpicas se misturam com os movimentos da dança, mas o objetivo é o mesmo: ultrapassar os limites do corpo humano, com um resultado que nos lembra das possibilidades imensas de cada um e do valor da vida.
 
 
 
Confira a programação:
 
1 - Dominio – 6min, 2015|Chile 
Direção: Patricio Soto - Aguilar
Corégrafo: Ana Luz Ormazábal
 
2 - Above the light – 6min, 2015|Reino Unido 
Direção: Jack Laidlaw e HeikeSalzer
Coreógrafas: Heike Salzer e Jennifer Essex
 
3 - Exquisite Corps – 6min, 2016|Estados Unidos
Direção: Mitchell Rose 
 
4 - Sink or Swim – 10min, 2014|Holanda 
Direção: MichielVaanhold
Coreógrafo: Jaakko Toivonen 
 
5 - Liquid Path – 4min, 2013|Itália
Direção e Coreografia: Filomena Rusciano
 
6 - Domingo - Amor 2º Ato – 6min, 2016|Brasil
Direção: Priscila Magalhães 
Coreógrafo: Julio Françozo
 
7 - 60pulses – 3min, 2016|Grécia
Direção: AlikiChiotaki
Coreógrafa: Christina Mertzani
8 - Songs of the Underworld – 5min, 2016|Holanda
Direção e coreógrafia: Nicola Hepp
 
9 - Bhairavi Sky – 9min, 2016|Estados Unidos - Índia
Direção: John Bush
Coreógrafa: Nadine Helstroffer
 
10 - Plow Plant Reap – 13min, 2015|Estados Unidos
Direção e coreografia: Marta Renzi.
 
11 - Arcano – 3min, 2015|Brasil
Direção: Luna Guimarães
Intérprete-Criador: Bernardo Morais
 
Duração aproximada: 1 hora e 11 minutos
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]