site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Empresários pedem reabertura de bares e restaurantes0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/05/2020 22:54

 

Empresários e comerciantes de diversos segmentos irão realizar uma carreata pedindo a reabertura de comércios, bares e restaurantes em Goiânia, na próxima quinta-feira (28). Cerca de 20 entidades já confirmaram presença na carreta, que está marcada para começar no estacionamento do Estádio Serra Dourada às 9h e depois seguirá por ruas da capital.

 

Sindibares e Abrasel são algumas das entidades que confirmaram presença na manifestação e que destacam prejuízos no segmento. Somente no setor de alimentação fora do lar, que estão fechados desde a segunda quinzena de março, algumas empresas tiveram que ser fechadas, outras 3 mil empresas podem fechar portas caso nada seja feito e 12 mil pessoas demitidas. Alguns restaurantes estão funcionando somente no delivery, mas o faturamento representa no máximo 20%. Em Goiás são cerca de 12 mil restaurantes, bares e lanchonetes, 8 mil somente em Goiânia com cerca de 40 mil trabalhadores diretos.  

 

Segundo o presidente da Abrasel-Go, Fernando Jorge, os empresários até então cumpriram todas as medidas, apoiaram o fechamento prevenindo a disseminação do novo coronavírus, mas que agora estão prontos para uma reabertura responsável. Fernando Jorge destaca ainda que empresários já procuram Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia buscando diálogo e apresentando medidas para abertura, mas ainda não tiveram um retorno. Uma cartilha com todas as normas para abertura foi feita com todas as medidas de segurança, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde e por especialistas em saúde. 

 

Para o presidente do Sindibares, Newton Emerson Pereira, a reabertura será consciente e com responsabilidade. Ele explica que os restaurantes já cumprem medidas de higiene e manipulação de alimentos exigidas pela Anvisa e que vão reforçar ainda mais.  Entre as mudanças redução das mesas com espaçamento de 2 metros entre elas. Nos restaurantes a quilo, por exemplo, os clientes só poderão se servir com luvas descartáveis (que serão oferecidas pelos restaurantes) e máscaras. Filas serão organizadas para manter o distanciamento entre outras coisas. Para ele os restaurantes estão prontos para seguir protocolos e garantir segurança dos clientes e colaboradores.

 

Segundo o presidente da Abrasel-GO, Fernando Jorge, a situação financeira pode ficar pior na próxima semana. É que até então eles estavam cobertos pela medida provisória 936, que começou em março e permitiu redução de salários e horas de trabalho dos colaboradores, mas essa MP encerra na próxima semana. Segundo o presidente da Abrasel-GO os empresários sozinhos não conseguem pagar os salários dos funcionários sem essa ajuda do governo, já que estão sem recursos.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]