site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Equipe do Sesi vai representar o Brasil no mundial da F1 in Schools 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 19/03/2023 21:09

 

A equipe Mach One, da Escola Sesi Planalto, de Goiânia, conquistou o primeiro lugar da F1 in Schools, uma das quatro modalidades do Festival Sesi de Robótica, realizado de 15 a 18 de março, no Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. O título é inédito para Goiás e garantiu uma vaga para a etapa internacional da competição que será em Singapura, de 8 a 14 de setembro. Formado por seis alunos, o time superou 44 equipes de todo o País e dividiu o pódio com estudantes de Santa Catarina e Espírito Santo. 

 

A F1 in Schools instiga os estudantes, de 9 a 19 anos, a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. 

 

A Mach One Planalto também conquistou os prêmios de Patrocínio e Marketing e Estande. 

 

Nas modalidades FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST LEGO League Challenge (FLL), os estudantes do Sesi Goiás também conquistaram vagas para competições internacionais. Na FLL, a Robotic Engineers, do Sesi Campinas, de Goiânia, ficou em 4º lugar geral na modalidade e vai disputar o Open Internetional Marocco, de 18 a 21 de maio. Já na FTC, a Justice FTC Team, do Sesi Planalto, também de Goiânia, faturou o 1º lugar do Prêmio Inspiração e se classificou para Torneio Mundial de Robótica que acontecerá, de 19 a 22 de abril, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos. 

 

Na FLL, alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em 2 minutos e meio em três rounds. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Energia.    

 

Já na FTC, estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.  

 

A delegação de Goiás no Festival Sesi de Robótica foi formada por 117 estudantes de Goiânia, Anápolis e Catalão. 

 

Maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival Sesi de Robótica reuniu mais de 2 mil estudantes de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas das 27 unidades da federação. Os competidores, com idades entre 9 e 19 anos, desembarcam em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações. 

 

Confira todos os prêmios conquistados pelos alunos do Sesi Goiás: 

F1 in School 

1º lugar: Mach One Planalto, do Sesi Planalto - Goiânia 

Patrocínio e Marketing e Estande 

Classificada para o internacional em Singapura, de 8 a 14 de setembro 

FLL 

Champions Awards 

 4º lugar: Robotic Engineers, do Sesi Campinas, em Goiânia (GO) 

Classificada para Open Internetional Marocco, de 18 a 21 de maio 

 


FTC 

Prêmio inspiração 

1º lugar: Justice FTC Team, do Sesi Planalto – Goiânia 

Classificada para o Torneio Mundial de Robótica que acontecerá, de 19 a 22 de abril, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos. 


FRC
Regional Finalist  

2º lugar:  BrainMachine, da Escola Sesi Senai Catalão 

 

Premiações técnicas 

FTC 

 Prêmio de Controle 

2º lugar: BrainMachine, da Unidade Integrada Sesi Senai Catalão 

 

Prêmio Motivação 

2º lugar: OUTPUT Jundiaí, da Escola Sesi Jundiaí - Anápolis 

 

Prêmio Divulgação 

2º lugar: Justice FTC Team, do Sesi Planalto - Goiânia 

 

FLL 

Design Robô 

1º lugar: Life Sesi Canaã, do Sesi Canaã - Goiânia  

 

Projeto de Inovação 

1º lugar: Titans L.J. Planalto, do Sesi Planalto - Goiânia  

 

Core Values 

1º: Amazonas, do Instituto João Margon Vaz - Catalão – escola apadrinhada pelo Sesi 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]