site logo
 

Escritor José Mendonça Teles é o homenageado do Fica 20140 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 11/04/2014 19:03


O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) deste ano é dedicado ao escritor, poeta, contista, cronista e historiador José Mendonça Teles. Desde sua primeira edição, em 1999, o Fica homenageia personalidades de grande relevância para a Cultura, como Goiandira do Couto (2008), Gustav Ritter (2009); Veiga Valle (2011); Paulo Bertran (2012); Cora Coralina (2013), entre outros.

Defensor intransigente do patrimônio histórico-cultural de Goiás, José Mendonça Teles se transformou num dos mais atuantes, polêmicos e atentos intelectuais de Goiás. Goiano, nascido na cidade de Hidrolândia, em 25 de março de 1936, Teles é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC), onde foi professor titular até 2003, quando recebeu o título de Doutor Honoris Causa.

O mestre das letras foi presidente, durante 12 anos, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e, por dez anos, da Academia Goiana de Letras. Ex-secretário de Cultura de Goiânia, presidiu o Conselho Estadual de Cultura por dois mandatos.

Mendonça Teles possui atuação destacada na imprensa goiana como cronista há mais de 20 anos e vasta lista de obras publicadas, que vão da ficção à poesia; do ensaio ao resgate da memória cultural, sendo premiado pela Academia Brasileira de Letras, à publicação de A Imprensa Matutina.

Em seu currículo somam-se inúmeras publicações relacionadas com a cultura goiana, dentre elas Vida e Obra de Silva e Souza; General Curado - Estudo Biográfico; A Cidade do Ócio; e Dicionário do Escritor Goiano. É autor das letras do hino oficial do Cinquentenário de Goiânia e do hino oficial de Goiás.

Teles é também atual presidente Ad Vitam do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; presidente do Instituto Cultural José Mendonça Teles; e membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Goiânia. O escritor também pertence a várias instituições culturais do país, entre elas: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (único goiano a integrá-lo como sócio correspondente), Academia Paulistana de História de São Paulo e da Ordem Nacional dos Bandeirantes de São Paulo. É sócio-correspondente dos Institutos Históricos e Geográficos de Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro.

O Fica 2014 será realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), entre 27 de maio e 1º de junho, na histórica Cidade de Goiás.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]