site logo
 

PUBLICIDADE

img

Exposição destaca a Congada em Três Ranchos 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 16/09/2019 08:25

 

A mostra fotográfica “Congada – Alegria em Três Ranchos”, do artista paranaense Fernando Corrales, será aberta ao público no dia 17 de setembro, na Vila Cultural Cora Coralina. A exposição de obras inéditas poderá ser vista até o dia 17 de outubro. Depois disso, seguirá para a cidade de Três Ranchos, onde as imagens foram captadas, em um evento que fará parte das comemorações de aniversário da cidade. 


A abertura da exposição contará com a presença do fotógrafo e também da “Congada Irmandade 13 de maio”, de Goiânia, que apresentará um “Terno de Congada”. O núcleo educativo da Vila Cultural preparou outras ações que ocorrerão ao longo dos 30 dias da mostra, como visitas guiadas, conversa com o artista e oficinas realizadas na Vila Cultural. Todas as ações serão abertas ao público, com entrada franca. 


Nesta Individual, Fernando optou por dividir o acervo em dois módulos: “Imagens em preto e branco - preparativos para a festa”, com oito fotos em grande dimensão e a “Fase colorida – celebração”, com 33 imagens. Faz parte da mostra a ambientação constituída por vídeos e sons típicos da Congada. No processo de trabalho do artista foram realizados registros da festa religiosa da Congada dos anos de 2013 e 2014. As imagens procuram conservar a originalidade dos grupos de Três Ranchos, que estão entre um dos mais tradicionais do Brasil.


Pré-selecionados pelo artista e com a edição final do curador Gilmar Camilo (Vila Cultural Cora Coralina), os trabalhos estarão apresentadas em vários formatos e impressões fotográficas. O projeto foi idealizado pela jornalista goiana Fernanda Ferreira, que mora em Curitiba e propôs ao artista levar o projeto para Goiás, pela relevância cultural e beleza estética da festa.  


 
Serviço:
Exposição “Congada - Alegria em Três Ranchos” – Fotos, edição e prova do autor.


Datas: 
Abertura – 17/09, 19h30.

Visitações públicas: 18/09 a a 1710, das 9h00 às 17h, de segunda a domingo.
 
Bate Papo com o artista: 18/09, às 19h, com Fernando Corrales; o professor da UFG e artista Glayson Arcanjo (Projeto Congadas Desenhantes); Valeria Euripedes (Presidenta da Irmandade 13 de maio de Goiânia) e Fabricio Alves (Capitão da Irmandade do Rosário de Três Ranchos).

Visita Guiada pelo artista: 19/09, das 15h00 às 17h

Local: Vila Cultural Cora Coralina, Rua 3 esq. c/ Avenida Tocantins, Centro

A mostra foi produzida por Fernanda Ferreira / Vinde Vinho, com o apoio institucional da Vila Cultural Cora Coralina, da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás e do Governo do Estado de Goiás. Apoio Cultural da Prefeitura do Município de Três Ranchos, Secretaria de Cultura de Três Ranchos, Câmara Municipal de Três Ranchos.
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]