site logo
 

Ferrovia de Integração Centro-Oeste é iniciada em Mara Rosa0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 16/09/2021 16:10

 

Foto: Alan Santos/PR


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participa de uma solenidade que marcará o início da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa, na sexta-feira (17).

 

 O evento integra a programação do Setembro Ferroviário, mês dedicado pelo Governo Federal à expansão do transporte por trilhos no país, e será realizado no ponto onde a Fico se conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A previsão é que o presidente da República, Jair Bolsonaro, também participe do lançamento das obras.


Serão investidos R$ 2,7 bilhões na implantação de 383 quilômetros de novos trilhos, entre Mara Rosa e Água Boa (MT), interligando o Vale do Araguaia à FNS e favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA). A construção da Fico foi possibilitada por investimento cruzado, utilizando a outorga da renovação antecipada de contrato com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. Vale e Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos diretos e indiretos.


Assim, o empreendimento é fundamental à expansão da malha ferroviária, ao reequilíbrio da matriz de transporte e à redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior. A Fico poderá ser estendida futuramente até Lucas do Rio Verde (MT). O Ministério da Infraestrutura já avalia pedido de investidor privado para construir e operar o trecho, por meio de autorização ferroviária.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]