site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Festival de Dança de Goiás premia competidores0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/07/2017 08:58

Jurados com as organizadoras do evento, Gisela (ao centro) e Ariadna Vaz (segunda à direita)
 

Oswaldo Neto


A quinta edição do Festival Internacional de Dança de Goiás terminou no domingo (09), num total de cinco dias de programação intensa. O evento foi realizado pelo Studio Dançarte, das irmãs Gisela e Ariadna Vaz, com apoio do Governo de Goiás e do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD).
 
 
Os prêmios especiais de toda a Mostra Competitiva foram entregues durante o encerramento do evento. Houve um empate para Melhor Bailarina, sendo escolhidas Scarlet Morena, do Monique Paes Stúdio de Dança, de Jacareí (SP), e Danielle Marinho, que é do Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro (RJ). O prêmio de R$ 10 mil foi dividido igualmente entre as duas. 
 
 
A escolhida como Bailarina Revelação foi Ana Maria Medeiros, do grupo Jazz e Cia., de João Pessoa (PB), que também competiu no festival goiano pela primeira vez. Com uma premiação no mesmo valor, o Melhor Coreógrafo foi Jhean Allex, do Raça Centro de Artes, de São Paulo (SP). 
 
 
Apesar de avaliarem que os trabalhos apresentados foram de alto nível, os jurados consideraram que nenhum grupo alcançou os requisitos necessários para ser premiado na categoria Melhor Grupo Infantil. Também durante o encerramento, o Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) homenageou o coreógrafo Tíndaro Silvano com a Medalha de Mérito Artístico, em prol dos serviços prestados por ele na dança. Na cerimônia, foram entregues ainda bolsas de estudo para diversas instituições de dança dos Estados Unidos e do Brasil. 
 
 
Ao todo, nove bailarinos foram selecionados para a Miami City Ballet School, dos Estados Unidos. As bolsas integrais foram para Ana Maria Medeiros, do Jazz e Cia. (PB), e Glayson Mendes, do Ballet Márcia Sampaio (RJ), enquanto as duas bolsas de 50% foram separadas para Ana Clara Fonseca e Carolina Fernandes, ambas do Ballet Vera Bublitz (RS). Obtiveram bolsa de 30% as bailarinas Lorenza de Moraes, do Grupo Jovem Ballet Zulma Emrich (GO), e Marina Andrade, do Centro de Artes Pavarini (SP). 
 
 
Ana Alice Virgílio, do Ballet Paula Firetti (SP), Stephany Libretti, do Stúdio Líria Dourado (SP), e Victória Barroso, do Centro de Artes Pavarini (SP), conseguiram vagas para a Miami City Ballet School, sem bolsa. Vários bailarinos também foram selecionados para o Summer Brazil, que será realizado pelo Miami Ballet School. Ana Clara Fonseca e Lorenzzo Fernandes, ambos do Ballet Vera Bublitz (RS); e Guilherme Pivetti, do Ballet Márcia Bueno (SP), receberam bolsas integrais. 
 
 
Já as seguintes bailarinas receberam bolsa para o Summer Brazil com algum tipo de desconto: Ana Alice Virgílio, do Ballet Paula Firetti (SP); Giovanna Mozart, da Escola Carioca de Dança e Arte (RJ); Ana Clara Costa e Carolina Fernandes, ambas do Ballet Vera Bublitz (RS); Victória Barroso e Marina Andrade, as duas do Centro de Artes Pavarini (SP); Alanny Clara Nunes, do Ballet Farley Matos (GO); Júlia de Sá, do Conservatório Brasileiro de Dança (RJ); Fernanda Cristina Soares, Amanda Freitas e Rafaella Peres, as três do Corpo de Baile Noara Beltrami (DF); e Adrielly Coutinho, da Cia. Ballet Leidy Escobar (GO). 
 
 
O bailarino Glayson Mendes, do Ballet Márcia Sampaio (RJ), também ganhou uma bolsa integral para o Summer American Academy of Ballet, dos Estados Unidos, e foi convidado para abrir o CBDD Kids, evento que será promovido em agosto pelo Conselho Brasileiro da Dança, no Rio de Janeiro. Já o Ballet Vera Bublitz, de Porto Alegre (RS), foi convidado para fazer a abertura do Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), em outubro. O Eliane Fetzer Centro de Danças, que fica no Paraná, concedeu um curso intensivo de jazz para o bailarino João Vitor Palma, do Raça Centro de Artes (SP).
 
 
Duas bolsas integrais para um curso do Arte Minas, de Minas Gerais, foram concedidas para os bailarinos Kaue Augusto Vieira, da Especial Academia de Ballet (SP), e Rafaella Peres, do Corpo de Baile Noara Beltrami (DF). O Studio Dançarte também deu bolsas para dois cursos: o Intensivo de Férias para a bailarina Karen Santos, do Ebateca (BA); e o Intensivo de Metodologia para Professores de Ballet Clássico para a professora Thamires França, da Cia. Infantil Aletheia Martins (GO). Já a dupla Luanna Gondim e Marcos Yago Guerreiro, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil (SC), foi convidada para o espetáculo “O Quebra Nozes”, que será apresentado em dezembro, em Minas Gerais. 
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]