site logo
 

PUBLICIDADE

img

Fica 2015 divulga programação completa0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/07/2015 13:13

Governador Marconi Perillo
 

Marcos Cardoso


O governador Marconi Perillo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, e a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos; apresentaram nesta quinta-feira (23), no Palácio das Esmeraldas, a programação completa do Fica- Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2015. O evento será realizado de 11 a 16 de agosto, na Cidade de Goiás. A programação conta com cinco mostras de filmes, convidados renomados, Fórum de Cinema, Fórum Ambiental, oficinas, minicursos, exposições e apresentações musicais.

Em razão das obras de restauração do Teatro São Joaquim, o Cinemão receberá a programação do festival. Igual ao ano passado, o espaço será montado na unidade Sant’Ana da Universidade Federal de Goiás- UFG, na Praça do Chafariz, local onde também são realizados os cursos e o Fórum de Cinema. O local receberá as mostras competitivas, ABD Cine Goiás, Fica Animado, Paralela e a Mostra de Vídeo UEG-Fica.

Convidados de diversas áreas participarão de encontros e debates com o público no Fórum de Cinema, como a atriz Camila Morgado, o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, a psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl, o antropólogo Vicente Carelli, o cineasta e presidente da Ancine Manoel Rangel, o diretor da SPcne Alfredo Manevy, a atriz e apresentadora Mônica Iozzi, o cineasta Walter Carvalho, a psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl e o antropólogo Vicente Carelli. O festival também tem como convidado especial o cineasta português José Vieira Mendes, da Green Film Network.

Na área musical, serão 28 shows de artistas que fazem o melhor da música no Estado, além da abertura com a Orquestra Jovem e o encerramento com a Orquestra Filarmônica de Goiás.

Números- A Mostra Competitiva será composta por 21 produções, sendo 12 nacionais, 9 internacionais e, pela primeira vez, 7 filmes goianos. Serão 5 longas, 3 médias e 13 curtas metragens. Os filmes selecionados representam os Estados de Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal. Entre os países representados, além do Brasil estão a Venezuela, Suíça, França, Espanha, Reino Unido, Portugal e Índia. Foram recebidas 327 inscrições de filmes.

Lançamentos- Esta edição do Fica fará o lançamento de três filmes nacionais. Na quarta-feira, dia 12, será a vez do longa-metragem “Cartas de Amor são Ridículas”, da diretora Alvarina Souza Silva. Na quinta-feira, 13, o documentário “Araguaia”, com direção de Dagmar Talga. No sábado, 15, “Cora Coralina- Todas as Vidas”, de Renato Barbieri, que mistura documentário e ficção.

Fórum Ambiental- O Fórum Ambiental contará com cinco mesas de debates, com temas como a água, conservação dos recursos naturais e mudanças climáticas. Para os debates foram convidados os especialistas Jean Ometto, coordenador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre; Suzana Dias, coordenadora da sub-rede Comunicação e Cultura Científica da Rede Clima; Édison Carlos, químico industrial e presidente do Instituto Trata Brasil; Maximiliano Bayer, doutor em Ciências Ambientais; e Paulo Sales, secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. O cineasta Silvio Tendler, diretor dos documentários “O Veneno está na Mesa” I e II, participa da mesa sobre alimentação saudável e agrotóxicos.

Homenagem- O festival voltará a homenagear artistas goianos. Nesta edição será a vez de Frei Nazareno Confaloni, pintor muralista falecido em 1977 em Goiânia.

Realização- O Fica 2015 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultural e Esporte- Seduce. Tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos- Secima, e parceria cultural do Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental- Idesa. Também são parceiros a Prefeitura Municipal de Goiás, Secretaria da Fazenda- Sefaz, Iphan, ABD Cine Goiás, IFG, UEG, UFG, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Toda a programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

Confira a programação completa do festival em: http://fica.art.br

Veja as fotos do evento de lançamento do Fica 2015: http://goo.gl/oCCkYs

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]