site logo
 

PUBLICIDADE

img

Fica anuncia selecionados para mostras competitivas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/05/2023 18:02

 

O 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) anuncia os filmes selecionados para as mostras competitivas. Curtas e longas metragens nacionais e internacionais vão competir em três categorias: Mostra Internacional Washington Novaes; Mostra do Cinema Goiano e Mostra Becos da Minha Terra, que exibe produções da Cidade de Goiás.

 

O Fica também abriu as inscrições para a seleção de ministrantes de ações formativas sobre a preservação do meio ambiente e também para a seleção de artistas locais da cidade de Goiás para realização de apresentações artísticas e culturais durante o 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 24 de maio, exclusivamente por meio de preenchimento e envio de formulário on-line.

 

O Fica será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), o evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

 

SERVIÇO 

Filmes Selecionados

 

Longas-metragens:

Adrian Cowell 50 anos no Brasil

Brasil (GO), Documentário, 103 minutos, 2023

Direção: Vicente Rios Ano: 2023

 Sinopse: O longa metragem sintetiza alguns dos principais acontecimentos nacionais e internacionais, por meio de seus protagonistas e antagonistas, sob o olhar de Adrian Cowell e suas equipes de documentaristas que registraram por 50 anos as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, com seus aspectos sociais, ambientais, políticos, culturais.

 

A invenção do Outro

Brasil (SP/AM), Documentário, 144 minutos, 2022

Direção: Bruno Jorge

Sinopse: Em 2019, a Funai realiza a maior expedição das últimas décadas na Amazônia para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos em estado de vulnerabilidade e ainda promover um delicado reencontro com parte da família já contactada poucos anos antes.

 

Aya

Bélgica/França, Documentário, 90 minutos, 2021

Direção:: Sébastien Andres, Alice Lemaire

Sinopse: Aya está crescendo com sua mãe na ilha de Lahou. Alegre e despreocupada, ela gosta de colher cocos e dormir na areia. No entanto, seu paraíso está fadado a desaparecer debaixo d'água. Enquanto as ondas ameaçam sua casa, Aya toma uma decisão: o nível do mar pode subir, mas ela não vai sair de sua ilha.

 

Fragments from Heaven

Marrocos,  Documentário,  84 minutos, 2022

Direção: Adnane Baraka

Sinopse: Procurar rochas na imensidão do deserto marroquino pode parecer absurdo. A menos que sejam pedras celestiais, com o poder de mudar a vida de quem as encontra. Mohamed – o nômade – e Abderrahmane – o cientista – vasculham as terras áridas em busca de meteoritos, cada um com suas próprias razões.

 

Rejeito

Brasil (SP/MG), Documentário, 75 minutos, 2023

Direção: Pedro de Fillippis

Sinopse: Após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas barragens ameaçam romper sobre milhões de pessoas em Minas Gerais. Uma conselheira ambiental do estado confronta o modus operandi do governo e mineradoras, enquanto moradores resistem em suas comunidades ameaçadas.

 

OSTROV - Lost Island
Suíça, Documentário, 91 minutos, 2021

Direção: Svetlana Rodina, Laurent Stoop

Sinopse: Na ilha de Ostrov, no Mar Cáspio, os habitantes, esquecidos pelo Estado russo após o colapso da União Soviética, sobrevivem da caça furtiva. Ivan sai regularmente para o mar arriscando sua vida e liberdade. Além do aspecto político, a visão empática do filme também pinta um comovente retrato familiar de seus protagonistas, que se apegam a um sentimento de esperança em sua família e comunidade. A forte abordagem audiovisual que captura a beleza natural da ilha destaca o potencial cinematográfico do filme.

 

Curtas e Médias-Metragens:

À beira do Rio das Almas

Brasil (GO), Ficção/Experimental, 16 minutos, 2023

Direção: Taize Inácia dos Santos

 Sinopse: À beira do Rio das Almas, em Pirenópolis (GO), acontecimentos reais são trazidos à tona através de Joanna e, a partir daí, histórias de pessoas negras se cruzam numa elipse temporal.

 

Arrorró

Brasil (GO), Experimental, 9 minutos, 2022

Direção: Rafael de Almeida

Sinopse: Na Espanha, a erupção do vulcão de La Palma obriga centenas de famílias a abandonar suas casas. Um refugiado colombiano aproveita o caos e ocupa uma casa vazia na ilha.

 

Atér

Canadá, Experimental, 21 minutos, 2021

Direção: Marie Fages

Sinopse: Sahar explora incansavelmente paisagens vulcânicas para encontrar um mineral raro. Mas o que ela descobre abala suas pesquisas, sua ligação com a atmosfera e nossa Via Láctea.

 

Continuum

EUA, Documentário, 7 minutos, 2023

Direção:: Rowan Ings, Sruti Visweswaran

Sinopse: A lua da primavera na Califórnia é marcada pelo transporte anual de abelhas de todo o país para polinizar milhões de amendoeiras no Vale Central. Filmado ao longo de um ciclo lunar, Continuum mostra como o vento, a água, as abelhas e o solo encontram as mãos humanas e a indústria, para criar um retrato da agricultura moderna.

 

Curupira e a Máquina do Destino

França/Brasil, Ficção, 25 minutos, 2021

Direção: Janaina Wagner

Sinopse: Filmado em 2021 nas estradas Transamazônica, BR-319 e na vila real de Realidade, no sul da Amazônia, Curupira e a Máquina do Destino é o encontro entre a entidade Curupira, um demônio queer que protege as florestas do Brasil, e o encarnado fantasma de Iracema, uma prostituta de 14 anos.

 

Febre da Mata

Brasil (MT), Documentário, 9 minutos, 2022

Direção: Takumã Kuikuro

Sinopse: O pajé e sua família saem para pescar. Durante a pesca, uma onça se aproxima e começa a esturrar assustada em busca de ajuda. Seu grito é um alerta. O pajé retorna imediatamente para a aldeia e alerta seu povo do perigo que se aproxima. Ele busca força espiritual na pajelança à medida em que sua preocupação cresce. O fogo invade a floresta e os animais fogem em busca de abrigo, mas muitos não resistem e morrem. A floresta arde em chamas e depois a seca é extrema.

 

Thuë pihi kuuwi - Uma Mulher Pensando

Brasil (AM), Documentário, 9 minutos, 2023

Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami

Sinopse: Uma mulher yanomami observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana, que alimenta os Xapiri e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos, também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.

 

Zug Island

Canadá, Documentário, 22 minutos, 2022

Dir: Nicolas Lachapelle

Sinopse: Situado entre Windsor e Detroit, o complexo industrial da Ilha Zug produz um zumbido misterioso chamado "Windsor Hum". Um técnico de som viaja até o local para encontrar sua fonte. No caminho, ele conhece pessoas afetadas pelas consequências cada vez maiores da ilha impenetrável.

 

Afro X

Trans formação de Identidades da Noite

Documentário, 22 minutos, 2022

Direção: Patrick Mendes

Sinopse: Convidades muito especiais contam histórias icônicas do início da cena queer, na cidade de Goiânia, nos anos 80, 90 e 2000. Nas falas de Cristiano Mullins, Edilberto Dias, Esley Zambel, Henrique Florêncio, Lázaro Eurides, Paulinho Reis e Regina Perri, alegria, memória e emoção apresentam um olhar para as noites festivas goianienses.

 

Tupã- A criação dos mundos e do primeiro homem

Animação, 6 minutos, 2021

Direção: Vagner Rosafa

Sinopse: O mito da criação dos Tupi-Guarani retrata, a partir de uma rica linguagem simbólica, a trajetória evolutiva da alma por meio de sua experiência existencial, onde habitará distintos corpos nos três reinos materiais.

 

Vírus

Experimental, 8 minutos, 2022

Direção: Lucas Montes Silva

Sinopse: As aventuras de um agente comunitário de saúde, no meio da maior mobilização de vacinação do Brasil

 

Asas para voar

Documentário, 10 minutos, 2023

Direção: Marly Mendanha

Sinopse: A partir de algumas crenças populares, temos o roteiro de vida do poeta vilaboense Divino Damaceno e seu intenso fazer poético entre o passado, presente e futuro.

 

Brincadeira de criança

Animação, 3 minutos, 2023

Direção: Marly Mendanha

Sinopse: Pequenos colegas em um dia qualquer, na Cidade de Goiás, entre brincadeiras e diversões.

 

Caminharte

Documentário, 15 minutos, 2022

Direção: Helder Antônio, Lucinete Morais, Vincent Emanuel Glen Gielen

Sinopse: Curta documentário etnobiográfico que apresenta a trajetória do artista ambientalista Helder Antônio com a técnica de reaproveitamento dos elementos do cerrado e descartes urbanos. O cerrado é um caminho, a cidade, outro. O Caminharte Helder faz o caminho do meio pela preservação, valorização e sensibilização do cerrado como nosso patrimônio.

 

Darcy & Lena

Documentário/Experimental, 16 minutos, 2021

Direção: Jadson Borges

Sinopse: A autenticidade e a identidade do sertão goiano narradas pelas vozes de duas mulheres que encontraram o seu paraíso particular no campo, em uma relação de pura harmonia entre a mulher e a terra. Longe da cidade e acostumadas a ficarem sozinhas, Darcy e Lena rememoram histórias de sua íntima relação com o rádio.

 

Desde sempre: Serestas e serenatas através dos tempos na Cidade de Goiás

Documentário, 30 minutos, 2023

Direção: Pedro Diniz

Sinopse: As centenárias ruas da Cidade de Goiás, iluminadas pela mágica luz amarelada, outrora dos lampiões a gás, hoje elétricos, servem de palco, todos os meses, aos sábados de lua cheia, para o evento musical "Um Luar, um violão, uma serenata". O som nostálgico dos violões, violinos e outros instrumentos e as vozes afinadas de dezenas de cantores podem ser ouvidos de longe, entoando antigas músicas românticas. Desde quando? "Desde sempre!" - afirmam Davina de Medeiros Veiga e Valdercy Alencastro Veiga, seresteiras da Cidade de Goiás, que contam com muita emoção os "causos" das serenatas, que há décadas percorrem as históricas ruas do município. Histórias como a de Manoel Amorim Félix de Souza, juiz de direito que, em meados do século passado, compôs "Rio Vermelho" para essas ocasiões. Músicas que, mesmo depois de passada a serenata, ainda ecoam nos ouvidos dos românticos que passeiam de madrugada pelas ruas de Goiás.

 

Mole

Experimental, 5 minutos, 2021

Direção: Emilliano Freitas

Sinopse: As narrativas de uma criança que passa os dias em 1989 conversando com um gravador de fita K7 viram a trilha de um palhaço que chora incessantemente encarando o observador. Um troféu de sensibilidade na espetacularização da tristeza, fraqueza e moleza. O palhaço como antítese da felicidade, mole, casca de ovo, chorãozinho.

 

No alto da serra

Ficção, 12 minutos, 2022

Direção: Marcelo Emos

Sinopse: A ficção é o manifesto de dois amigos que, ao terem uma perda importante em suas vidas, sobem o Morro da Antena da Cidade de Goiás em busca de respostas. O curta-metragem enaltece a exuberância da natureza local, traz a relevância da amizade e do luto, da simplicidade e dos sentimentos reais.

 

Nordeste: Tormentos de outrora refletidos no agora

Animação/Experimental, 4 minutos, 2023

Direção: Murilo Ribeiro

Sinopse: O curta NORDESTE: Tormentos de outrora refletidos no agora, é uma animação de uma escola de samba de maquete, onde a história é contada (enredo). Através da comissão de frente, casal de mestre sala e porta bandeira, alas e alegorias, busca mostrar as dificuldades ainda presentes na Região Nordeste do Brasil, frente à grande desigualdade sociocultural do nosso país.

 

Pensão alimentícia

Ficção, 16 minutos, 2023

Direção: Silvana Beline

Sinopse: Sônia é uma mulher negra de 38 anos que trabalha fazendo doces na Cidade de Goiás. Tem duas filhas, sendo uma de oito anos e outra de dois. Com uma delas doente, tem que trabalhar em dupla jornada para tentar garantir os remédios e as necessidades básicas da família, Após tentativas jurídicas frustradas de receber a pensão de seu ex-marido, resolve seguir o conselho da amiga Thalita e tentar por uma via não convencional.

 

Vai descer o morro

Documentário, 8 minutos, 2021

Direção: José Akashi Junior

Sinopse: Na cidade de Goiás… uma Festa pra Oxalá!! Uma festa de gente simples e de muito Axé. Vem pro Afoxé!!

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]