site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Fieg celebra 70 anos de sua fundação0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 15/09/2021 01:05

 

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) comemora 70 anos de sua fundação, capitalizando importantes avanços no desenvolvimento industrial goiano e impacto positivo na economia e na melhoria da qualidade de vida da população, por meio dos serviços oferecidos pelas instituições que compõem o Sistema Indústria em Goiás – a própria Fieg, o Sesi, Senai, IEL e sindicatos industriais, que atuam de forma integrada.

 

Fundada em 17 de dezembro de 1950, a entidade iniciou a programação comemorativa do aniversário no final de 2020 e adiou outros eventos para este ano, em razão da pandemia da Covid-19, em que se engajou intensamente com ações pela retomada responsável das atividades produtivas, orientando as indústrias do Estado, e diversas outras de caráter emergencial. O combate aos efeitos da doença mobilizou esforços igualmente na defesa do setor produtivo e na assistência à população, a exemplo do conserto de respiradores e cessão de equipamentos de oxigenação a pacientes, bem como na doação de alimentos, máscaras de proteção e produtos de higiene e limpeza, no âmbito da Fieg + Solidária.

 

Diretamente ou de forma articulada em parcerias com outras instituições, a Fieg realizou uma série de ações e iniciativas para amortizar os impactos da pandemia em Goiás, contribuindo para preservar empregos e empresas e ainda fornecendo suporte à comunidade. A proposta desde o começo da pandemia, segundo o presidente da Federação, Sandro Mabel, sempre foi buscar o equilíbrio entre “saúde e economia”, guiando a indústria na cruzada contra a crise.

 

A programação comemorativa incluiu a inauguração, em dezembro, do Observatório Fieg Iris Rezende (denominação em homenagem ao ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro), ferramenta desenvolvida em parceria com o IEL Goiás e destinada a disponibilizar em tempo real informações estratégicas e confiáveis sobre regiões e municípios de Goiás, além de indicadores econômicos.

 

Protagonista no processo de industrialização do Estado desde que foi criada, a Fieg incrementou, em 2020, a defesa da política de incentivos fiscais, investiu fortemente na expansão de sua rede de unidades do Sesi e Senai dedicadas à formação e capacitação de trabalhadores e em novas parcerias com o setor produtivo.

No ano do 70º aniversário da Fieg, as instituições do Sistema Indústria robusteceram esforços e investimentos para assegurar atendimento e ampliar a cobertura oferecida a empresas e a seus trabalhadores. Em parceria exitosa, a Fieg e o Senai colocaram em marcha em 2020 e reeditaram 2021 o programa Indústria + Forte, com distribuição, em cada ano, de mais de 21 mil bolsas gratuitas para qualificação profissional, além de inaugurar, em parceria com a Enel Distribuição Goiás, o Centro de Treinamento Avançado, o maior e mais moderno complexo didático na área de eletricidade de potência do País, entre outras ações.

 

A Fieg é voz ativa na economia goiana, seja na defesa legítima dos interesses das indústrias – nossos acionistas –, junto ao poder público em todas suas instâncias, reivindicando medidas de políticas públicas que agreguem valor às nossas matérias-primas, seja construção de ambiente favorável de negócios, seja na busca de maior produtividade e competitividade dos produtos goianos.

 

O Sistema Fieg atua em todo o Estado de Goiás, de Norte a Sul, por meio de sua rede de atendimento presente nos principais polos produtivos e com expertise diversificada, a exemplo de educação básica e profissional – que forma trabalhadores campeões para a indústria –, tecnologia e inovação, saúde e segurança do trabalho, qualidade de vida, entre outras, sempre na vanguarda das transformações dos processos produtivos.

 

Sua atuação tem a marca da proatividade, mas inclui também ações pontuais em momentos de crise, a exemplo da pandemia da Covid-19.

 

Nessas sete décadas de história, a entidade participou de todos os grandes acontecimentos no Estado que envolveram o setor industrial, colaborando decisivamente com os poderes públicos para implantação e consolidação do parque industrial goiano e de um ambiente de negócios competitivo.

 

A Fieg trabalha por um Estado favorável ao desenvolvimento da indústria, buscando a redução e simplificação dos impostos, menos burocracia, menos riscos, melhores condições de transporte e mais segurança jurídica para investir e produzir. Para isso, por meio da atuação de dez conselhos temáticos e cinco câmaras setoriais, articula com o setor público a adequação de leis e normas – em campos como o ambiental, o trabalhista e o tributário.

 

Na base de tudo isso está o trabalho pelo fortalecimento dos sindicatos industriais. São 35 sindicatos patronais das indústrias, que representam um terço da economia goiana e geram centenas de milhares de empregos em todo o Estado de Goiás.

 

Por meio das instituições Sesi, Senai e IEL, a Fieg promove Educação, Saúde e Segurança do Trabalhador, Qualificação Profissional, Soluções Tecnológicas e Inovação, Promoção de Estágio.

 

Em 2020, um vigoroso programa de investimentos, que permitiu modernizar suas unidades operacionais e incrementou as áreas de inovação e tecnologia, colocou o Senai Goiás na primeira colocação entre os regionais do Sistema em todo o País. A liderança foi confirmada pelo sistema de avaliação Regras de Desempenho, realizado anualmente pelo Departamento Nacional da instituição. Além de número 1 no País, o Senai Goiás comemora, em 2021, o credenciamento pelo MEC da Faculdade Senai Fatesg, em Goiânia. Referência na área de tecnologia, a unidade recebeu nota máxima 5 para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD).

 

Igualmente referência em ensino campeão, o Sesi Goiás segue brilhando em competições nacionais e internacionais de robótica, a exemplo do Festival Nacional, em que alunos se sagraram tricampeões, fazendo aumentar o interesse de indústrias goianas por contratar jovens egressos de escolas da instituição.

 

Uma marca dos 70 anos da Fieg, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi Goiás completa duas décadas elevando escolaridade de trabalhadores excluídos das salas de aula e assegurando ascensão em carreiras, empregabilidade, resgate de cidadania, produtividade e competitividade na indústria. São mais de 200 mil concluintes em 20 anos de uma experiência exitosa, comemorada no evento EJA Sesi Goiás: 20 Anos Transformando Vidas e Formando Campeões.

 

Em 2021, a Fieg expandiu, para além de Goiânia e Anápolis, a presença do Centro Internacional de Negócios (CIN), seu braço de promoção do comércio exterior e internacionalização de empresas, abrindo postos avançados para prestação de diversos serviços em Itumbiara, no Sul do Estado; em Catalão, no Sudeste; em Rio Verde (Sudoeste); Barro Alto (Centro Goiano) e Niquelândia, no Norte.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]