site logo
 

PUBLICIDADE

img

Fieg discute pautas importantes, empossa conselheiros e recebe candidatos0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/09/2022 01:41

 

Foto: Luciana Moreira Amorim


Nesta segunda-feira (19/09), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, conduziu reunião mensal de diretoria com presidentes de sindicatos industriais, executivos e equipe técnica do Sistema Indústria. O encontro tem como finalidade ouvir, discutir e deliberar assuntos pertinentes de cada área do setor produtivo, por meio dos sindicatos.

 

Na pauta, foram discutidos assuntos como internacionalização de empresas e comércio exterior, a partir da atuação do Centro Internacional de Negócios (CIN-Fieg), que apresentou uma série de serviços oferecidos às indústrias goianas nessas áreas, a exemplo de capacitação empresarial, assessoria e consultoria em comércio exterior, emissão de certificados, inteligência comercial, programas de internacionalização e promoção de negócios, entre outros. As ações foram detalhadas pela analista de comércio exterior, Juliana Tormin, com participação do superintendente da Fieg, Lenner Rocha.

 

“Nós, do CIN/Fieg, trabalhamos para promover a internacionalização das empresas goianas e temos como missão auxiliá-las a se tornarem companhias mundiais”, disse Juliana, que também explicou que a Fieg é a única instituição no Estado de Goiás autorizada a emitir o Certificado de Origem. Trata-se de um documento que atesta a origem do produto, tornando-o mais competitivo para a empresa exportadora, permitindo a conquista de novos mercados no exterior. O certificado pode conceder redução ou isenção do imposto de importação, além de garantir acesso preferencial ao mercado externo para determinados países. O CIN igualmente é responsável pela emissão da Declaração de Livre Venda (DLV), um documento que tem como objetivo comprovar que o produto a ser exportado atende às exigências para ser comercializado no Brasil, além de facilitar o registro da mercadoria no país de destino.

 

Assunto do momento em todo o mundo, os empresários assistiram a uma apresentação sobre descarbonização na indústria, a partir do lançamento, pelo Senai Goiás, de uma chamada Carbono Neutro no Setor Sucroenergético. Detalhada pelo diretor regional do Senai, Paulo Vargas, e pelo gerente de Tecnologia e Inovação, Rolando Vargas, a experiência-piloto, a ser desenvolvida pelo hub de inovação do Senai, busca criar conexões entre desafios das indústrias de médio e grande porte do segmento goiano e soluções inovadoras trazidas por startups e empresas de base tecnológica que promovam competitividade e sustentabilidade dos setores produtivos, baseando-se em uma economia de baixas emissões de carbono, visando alcançar a neutralidade.

 

Durante a reunião, foram empossados novos integrantes do Conselho Temático de Agroindústria da Fieg, comandado pelo empresário Marduk Duarte. Com mandato até dezembro, assumiram Carlos Alberto Moresco, e Dulcimar Pessato Filho, da Associação dos Produtores de Algodão (Agopa); Carlos de Melo e Silva Neto, do Instituto Federal de Goiás; Cledistonio Salvador de Moura Junior, da Calbrás - Calcário Brasil; Josie Marçal, da Nelson Wiliams Advogados/Assembleia Legislativa; e Pedro Henrique Assis Schreiner, da Zeus Capital Gestora de Recursos. Na Câmara Setorial da Indústria de Alimentos e Bebidas (Casa), Denise Resende assumiu a presidência igualmente com mandato até o fim do ano, em substituição a Carlos Roberto Viana.

 

A reunião de diretoria da Fieg também abriu espaço para receber postulantes às eleições de outubro. Desta vez, a candidata a deputada federal Isabel Cristina Araújo (AGIR) teve a oportunidade de conversar com os empresários e explicar seus projetos. “Nós queremos ajudar o povo a ter interesse pela política. Vamos resgatar a vontade de fazer a diferença, de fazer política séria com propósito”, enfatizou a candidata, que é mulher do presidente do Sindipão, Marcos André.

 

O candidato ao Senado por Goiás Marconi Perillo (PSDB) e o suplente Marcos Ermírio de Moraes igualmente participaram de um bate-papo com os empresários.  O presidente da Fieg, Sandro Mabel, destacou a atuação de Marconi Perillo como parlamentar e como governador, sempre ao lado da indústria. “Marconi sempre trabalhou a favor do setor industrial. Como deputados, trabalhamos juntos para implantar o Fomentar. E a Federação está sempre de portas abertas para quem defende os empresários”, afirmou.

 

O candidato ao Senado agradeceu a oportunidade e disse que fez questão de novamente estar na Fieg (na semana passada Marconi Perillo participou da Sabatina promovida pela Fieg e Fecomércio na Casa da Indústria) para reafirmar o compromisso com o setor produtivo. “Goiás passa por uma desindustrialização. Vamos insistir na agenda de produtividade, com plano de atração de investimentos com foco na indústria. Iremos trabalhar para melhorar a logística, infraestrutura, inovação e tecnologia”, disse.

 

Marconi Perillo também defendeu os incentivos fiscais. “Em 2032, teremos o fim da convalidação dos incentivos, porém vamos continuar precisando dos incentivos para deixar Goiás mais competitivo e, se eleito, vamos juntos trabalhar numa agenda de atração de investimentos e incentivos fiscais”, completou.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]