site logo
 

PUBLICIDADE

img

Fieg promove workshop sobre logística reversa0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 19/08/2023 15:10

 

Diante da expectativa de quadruplicar o volume de embalagens recicladas em Goiás com a regulamentação da política de logística reversa no Estado, o Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Cmas) da Fieg promove, no dia 24, o workshop Sustentabilidade em Foco: Próximos Passos para Implementação do Decreto de Logística Reversa.

 

O evento, em parceria com o Instituto Giro e a eureciclo, será realizado na Casa da Indústria e busca orientar indústrias goianas sobre aspectos do decreto n. 10.255/2023, bem como sobre a fiscalização e as consequências do descumprimento à normativa. As empresas têm até 8 de outubro para estar em conformidade com a legislação.

 

"Grandes empresas anteciparam esse debate e já estão em conformidade, inclusive com parceria com a eureciclo nessa operacionalização. Nossa maior preocupação é a pequena e a média indústria que não possuem braço para essa execução. Queremos que todas as empresas tenham acesso à essa solução", afirma o vice-presidente da Fieg Flávio Rassi, que lidera na federação as atividades do Cmas.

 

Nesse sentido, no workshop também serão apresentados detalhes da parceria firmada pela Fieg com o Instituto Giro e a eureciclo para apoiar as indústrias goianas nessa implementação de processos que visem à adequação ao decreto n. 10.255. Atualmente, a eureciclo possui uma base de 1.780 clientes apenas em Goiás.

 

Desde 2017, quando se iniciaram as operações da empresa no Estado, um total de 10.645 toneladas de embalagens foram recicladas. Entre 2019 e 2022, Goiás obteve o marco de 1.408% no aumento do volume de papel compensado, sendo 674% para o plástico e 851% para o volume de vidro.


Com a regulamentação publicada em abril, a expectativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é de que o volume de embalagens recicláveis que são reaproveitadas deve quadruplicar no Estado.

 

Estima-se que hoje somente 5% de todo o papelão, vidro, metal e plástico que é colocado no mercado volte para a cadeia produtiva. De acordo com as novas regras, esse porcentual terá de chegar a 22%.

 

Esse porcentual foi estabelecido pelo Acordo Setorial de Embalagens em Geral, porém o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituído pelo decreto 11.043/2022, já estabeleceu metas progressivas, que irão crescer com o passar dos anos. Goiás se junta a um grupo de Estados que já regulamentaram a logística reversa, como Piauí, Paraíba e Pernambuco.

 

inscrição para o workshop é gratuita, e as vagas são limitadas. Os profissionais e indústrias interessados devem se inscrever pela internet, por meio do link . Confira, abaixo, programação do evento.

 

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO

08h30 | Coffe break 
08h45 | Abertura oficial: Flávio Rassi, vice-presidente da Fieg e presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Cmas)

09h00 | Decreto nº 10255/23: escopo, quem está sujeito, implementação
Kaoara Batista de Sá, gerente de Resíduos da Semad

09h30 | Próximos passos para fiscalização e consequências do descumprimento
Juliano Barros Araújo, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás

10h15 | Parceria Fieg & Instituto Giro
Ricardo Garcia, presidente do Conselho Gestor do Instituto Giro

11h00 | Espaço para perguntas dos participantes
11h30 | Apresentação de case da indústria 
12h00 | Encerramento 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]