site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Folia de Reis e Encontro de Catira na Praça da Matriz0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 24/01/2020 11:17

 

O 19º Encontro de Folia de Reis e a 5ª edição do Encontro de Catira serão realizados em Goiânia no domingo (26), a partir das 6 horas, na Praça da Igreja Matriz, em Campinas. A organização será da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Comissão Goiana de Folclore.

 

A programação começará com a Alvorada Festiva, às 6h, seguida por missa, às 7 horas. Depois disso, o público poderá conferir mais de 40 grupos de foliões e oito de catira.

 

Neste ano, o tema “Comer bem, viver bem: siga essa Estrela” será um convite à reflexão sobre os hábitos alimentares. “As tradicionais Folias de Reis têm como características as comidas típicas rurais, geralmente aqueles alimentos in natura que eram consumidos em tempos remotos pelas famílias do campo, mas que nos dias atuais já não fazem tão parte da vida de muita gente. Afinal, tudo se industrializou, modernizou e a maioria é atraída pela praticidade ou propaganda. E como fica a saúde? Diante disso, os foliões estão convidados para este encontro e também para resgatar as tradicionais lembranças e costumes dos cardápios de folia”, comenta a diretora de políticas e eventos culturais da Secult, Marci Dornelas.

 

Ainda segundo a diretora, o encontro é um dia especialmente dedicado aos foliões, às folias e aos catireiros. “Dia de ressaltar essa cultura e tradição tão antiga, que tantas pessoas gostam, se emocionam”, completa Marci. Para o folião Divino Mariano da Silva, coordenador do grupo de Folia Dy Mariano e os Monarcas do Oriente, participar pela terceira vez do encontro é uma grande satisfação. “É muito bonito e uma oportunidade de valorização e reconhecimento das nossas folias como uma manifestação cultura, histórica. Além de ser também uma possibilidade de encontrarmos amigos e conhecermos grupo de várias cidades”, afirma.

 

Serviço:

Data: 26/01

Local: Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja Matriz de Campinas, Setor Campinas  

Horário: A partir de 6h

Entrada gratuita

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]