site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Goiânia Mostra Curtas oferece laboratório de roteiros0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 17/06/2019 08:02

Thiago Fogaça
 

Roteiristas, estudantes, profissionais de audiovisual e público em geral poderão receber consultoria através do Laboratório de Roteiros Audiovisuais da 19ª Goiânia Mostra Curtas. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (18) até o dia 17 de julho, pelo site do evento. São 12 vagas, sendo três para cada um dos laboratórios oferecidos. Os interessados poderão escolher entre Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário), Roteiro para Séries de TV (drama e humor), Roteiro para Websérie (ficção e documentário) e Roteiro para Animação.

 

Os argumentos selecionados terão consultorias individuais dos roteiristas Di Moretti, Renata Martins, Rosana Urbes e Thiago Fogaça, reconhecidos nos cenários nacional e internacional. As consultorias serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro, sendo que cada uma terá duração de duas horas.

 

“O nosso objetivo é promover um laboratório em nível mais avançado para aquelas pessoas que já tem um argumento ou roteiro, que buscam essa consultoria mais direcionada”, enfatiza a diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o festival vai além da exibição e divulgação de filmes, consiste também em formação de plateia, se fazendo importante ainda na valorização do roteiro como produto e a qualificação do setor audiovisual.

  

Pitiching- No dia 12 de outubro, os participantes farão o pitiching do argumento, com duração de três horas. A defesa oral será assistida por todos os participantes e pela banca formada pelos consultores e até dois roteiristas, além de produtores e diretores convidados. A banca escolherá um projeto de cada consultoria para receber o certificado de melhor projeto do Laboratório de Roteiros Audiovisuais. Eles serão entregues na cerimônia de encerramento da 19ª Goiânia Mostra Curtas, no dia 13 de outubro, às 20h, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO).

  

Laboratórios e Consultorias- O laboratório Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário) envolve breve apresentação do projeto por parte dos realizadores; análise geral do argumento; análise das personagens e relações que estabelecem entre si; análise da estrutura; e sugestões de encaminhamento. O consultor será Di Moretti, roteirista de longas-metragens premiados, como O velho, a história de Luiz Carlos Prestes (doc.); Latitude ZeroAs vidas de MariaCabra-cega; e Filhas do vento. Na TV, roteirizou o especial O menino Grapiúna, a série policial O grampo e a série médica O mal da cura.

 

Roteiro para séries de TV (drama e humor) é um laboratório que percorre as seguintes etapas: premissa, tema, storyline e motivação; universo da série; sinopse; construção da personagem; conflito e progressão dramática; a melhor estrutura para o seu projeto (procedural, episódica, híbrida, serializada ou antologia); arco da temporada; e pitiching. A consultoria ficará a cargo de Renata Martins, que integrou a equipe de roteirista da série Pedro e Bianca, ganhadora dos prêmios: Emmy Kids InternacionalPrix Jeunesse Ibero-americano e Internacional. Ela também fez parte da equipe de roteirista como colaboradora na novela Malhação - Viva a Diferença, da Rede Globo, ganhadora do Emmy Kids Internacional de 2018.

Nas consultorias individuais do laboratório Roteiro para animação, os participantes passarão por etapas, como relevância do tema e de ser realizado em animação; personagens (objetivo, motivação, potencial de entretenimento na atuação e empatia); estrutura da história (curva dramática e/ou experimentação narrativa); conceito visual atrelado à narrativa; e viabilidade técnica em animação. Rosana Urbes será a consultora. Ela é animadora, ilustradora e storyboard. Entre os trabalhos está a direção e animação de Guida, filme com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais.

 

No laboratório de Roteiro para websérie (ficção e documentário), as consultorias trabalham com análise temática principal (objetivo moral/ético, atitudes morais, medos e desejos universais); análise personagens (meta, motivação, empatia, falha moral, arco emocional, história pregressa); análise estrutura (quantos episódios, estrutura de conflito, ganchos, pontos de trama e progressão dramática); análise cenas e beats (cenas, sequências e beats - onde começam, onde terminam e quais seus objetivos dramáticos, propósito e inversão de valores); análise diálogos (subtexto, exposição, naturalidade); análise potencial viral (brevidade - minutagem e estrutura na internet -, novidade, objetividade, humor, drama ou exposição de assunto em voga). A consultoria individual será do Thiago Fogaça, que treinou equipes na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e nas agências Young & Rubicam, Leo-Burnett, Talent e no Google.

 

A 19ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, pelo Icumam Cultural e Instituto.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]