site logo
 

PUBLICIDADE

img

Goiânia recebe 6ª Mostra Artesanato0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 02/10/2015 14:58

 

A sexta edição da Goiânia Mostra Artesanato promove 16 oficinas, exposição e agenda cultural, entre 6 e 10 de outubro, no Grande Hotel, no Centro de Goiânia. Oportunidade de qualificação profissional, troca de experiências, diversão, compras e articulação para o fortalecimento dos artesãos goianos, o encontro conta com o apoio da Lei Goyazes e Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

A ideia inicial do projeto surgiu da inspiração de Maria Oliveira, artesã e gestora de exposições, em parceria com os artesãos e o produtor cultural Christiano Verano. “Atualmente, a Goiânia Mostra Artesanato é uma iniciativa consolidada no campo da economia criativa. Além de fortalecer o setor socioeconômico, turístico e cultural, tornou-se uma grande vitrine referencial do artesanato goiano”, analisa a artesã.

 

Gratuita, a programação promove o intercâmbio entre artesãos atuantes na capital e no interior, por meio do Salão do Artesanato, que contará com a participação de 40 expositores. Destaque também para a vivência conduzida, nos dias 7 e 8 de outubro, pela artesã Fatinha, residente no município de Olhos D’água, considerada uma das profissionais mais originais e empreendedoras no campo artesanal no Brasil.

 

Ipameri, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Silvânia também estão representadas, nesta sexta edição, por meio de ministrantes de oficinas. “Outras cidades terão a oportunidade de difundir sua produção artesanal, porque o mix de produtos da Goiânia Mostra Artesanato reúne a produção de artesãos presentes ou representados por seus trabalhos”, lembra o produtor cultural Christiano Verano.

 

Meio ambiente e cultura

A consciência ambiental é tema transversal na Goiânia Mostra Artesanato. Cerâmica, madeira, tecido, vidro, couro, papel e plástico são matéria-prima para as oficinas, que mantêm foco no tripé reduzir, reutilizar e reciclar. A artesã Maria Aline Pettersen ensina o que sabe sobre reaproveitamento de vidro; o Grupo Cultural Boca do Lixo compartilha ideias para a produção de brinquedos com garrafa PET; Wanessa Alcântara compartilha práticas artesanais com retalhos de tecido; Dantas faz miniaturas com caixas de papelão, entre outras atividades. (veja programação completa abaixo)

 

A cerimônica de abertura do Salão do Artesanato está marcado para as 10 horas, na terça-feira (6/10), no Grande Hotel, com performance do Grupo Cultural Boca do Lixo, de Anápolis. A linguagem circense marca presença ao longo de todo o evento, com intervenções do Circo Lahetô, dirigido por Maneco Maracá. A agenda cultural também prevê shows na quinta-feira (8/10), a partir das 19 horas, com Lara Cesar e Grupo Triêro e com Heróis do Botequim.

 

Serviço:
6ª Goiânia Mostra Artesanato

6 a 10 de outubro 2015
Grande Hotel (Avenida Goiás esquina com Rua 3, Centro)
ENTRADA FRANCA
Durante toda a programação, o salão de artesanato permanecerá aberto para visitação das 9h às 20h. Somente no sábado (10/10), aberto das 9h às 12h.

A sexta edição da Goiânia Mostra Artesanato promove 16 oficinas, exposição e agenda cultural. Oportunidade de qualificação profissional, troca de experiências, diversão, compras e articulação para o fortalecimento dos artesãos goianos, o encontro conta com o apoio da Lei Goyazes e Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:
6ª Goiânia Mostra Artesanato

Grande Hotel (Avenida Goiás esquina com Rua 3, Centro)
ENTRADA FRANCA
Durante toda a programação, o salão de artesanato permanecerá aberto para visitação das 9h às 20h. Somente no sábado (10/10), aberto das 9h às 12h.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]