site logo
 

PUBLICIDADE

img

Goiânia recebe apresentação do Balé Folclórico da Bahia no dia 5 de abril0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 31/03/2014 14:31


Única companhia profissional de dança folclórica do país em atividade, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) parte para uma turnê inédita nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país para comemorar seus 25 anos de fundação. Depois de abrir sua turnê 2014 na capital acreana, a premiada companhia baiana apresenta seu espetáculo “Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá” no dia 5 de abril, no Teatro Goiânia. A turnê segue para Palmas, onde o Balé se apresenta no dia 9, no Teatro Sesc Tocantins, e depois aporta em São Luis, no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 12 e 13 de abril. Para encerrar a temporada nacional, o Balé faz duas apresentações em Salvador, nos dias 25 e 26 de abril, no Teatro Castro Alves (TCA), encerrando a programação comemorativa do mês da dança, a convite do próprio teatro. A turnê conta com o patrocínio de O Boticário na Dança. “

O espetáculo já é consagrado internacionalmente, agora precisa ser conhecido pelos brasileiros”, afirma Walson Botelho, fundador e diretor geral do Balé, conhecido como Vavá Botelho. Em 2014, o Balé já tem agendadas também turnês na Europa e Ásia. Dentro da sua programação comemorativa, a companhia ainda lançará, em 2014, um livro bilíngue repleto de registros fotográficos e com um amplo conteúdo de pesquisa, que conta a sua história e a da dança popular na Bahia e no Brasil.

Em “Herança Sagrada”, os bailarinos reproduzem com fidelidade sequências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé, numa coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro. No palco, 26 bailarinos, músicos e cantores apresentam movimentos vibrantes e sonoridade arrebatadora. A segunda parte do espetáculo reúne coreografias clássicas do repertório do Balé, que traduzem as mais importantes manifestações folclóricas baianas, em “Puxada de Rede”, “Capoeira” e “Samba de Roda”, além de “Afixirê”, coreografia inspirada na influência dos escravos africanos na cultura brasileira. O espetáculo, que já foi aplaudido nos Estados Unidos, Europa, Caribe, África e nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, conta com direção geral de Vavá Botelho e direção artística de José Carlos Santos (Zebrinha) e tem 90 minutos de duração.

O Balé arrebatou a admiração da poderosa Anna Kisselgoff, crítica de dança do The New York Times. "O prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”, escreveu Kisselgoff. “Eu já assisti seus maravilhosos bailarinos em diferentes países, sempre se comunicando com o público. Crianças e adultos são tomados de imediato pelos ritmos e encantos de sua arte", declarou a jornalista numa das suas criticas para o jornal norte-americano.

Reconhecida pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, o Balé Folclórico da Bahia já formou mais de 700 bailarinos. A maioria deles de origem muito simples, que aprenderam os primeiros passos de dança no Balé e hoje brilham em grandes companhias internacionais do mundo. “Além do trabalho artístico, temos uma função social”, destaca Vavá Botelho.

Serviço:
Espetáculo: Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá - Balé Folclórico da Bahia
Local: Teatro Goiânia
Data: 5 de abril
Horário: 21 h
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
Duração: 90 minutos
 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]