site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Goiânia reforça suportes em braile na educação pública0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/01/2022 20:17

 

Foto: Andréia Barra


A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) anunciou o cumprimento  da Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e reforçou, na terça-feira (4), Dia Mundial do Braille, a importância da educação inclusiva nas unidades de ensino da capital.

 

Atualmente, 29 estudantes cegos e 67 com baixa visão estão matriculados na rede municipal de ensino. Além do apoio pedagógico, os estudantes contam com 34 Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) que disponibilizam ferramentas de acessibilidade e promovem, ao longo do ano, formações direcionadas para professores e auxiliares.

 

Desses 34 ambientes inclusivos, oito contam com impressoras em braille, calculadoras sonoras e globos terrestres com continentes e países também em braille. O objetivo desses espaços, segundo o prefeito Rogério Cruz, “é complementar o processo de ensino da sala de aula e orientar professores, estudantes e suas famílias”.



As ações beneficiam estudantes como a pequena Ana Clara, de 9 anos. Aluna da Escola Municipal Maria da Terra, situada no Bairro Floresta, ela recebe todo apoio da instituição e é alfabetizada em braille, processo de escrita e leitura baseado em símbolos em relevo que abre portas para a comunicação de pessoas com deficiência visual.

 

Para complementar as ações de inclusão, a SME conta ainda com o suporte de dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão: o Cmai Brasil Di Ramos Caiado e o Cmai Maria Thomé Neto. Além disso, no intuito de melhorar a acessibilidade no ambiente escolar, as unidades recebem de forma permanente verbas para adequações estruturais e compra de materiais de base. As ações atendem ao Programa Escola Acessível, iniciativa de cunho federal voltada para escolas públicas de ensino regular.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]