site logo
 

Goianos participam de mostra que celebra artistas negros0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/07/2023 01:38

 

Foto: Divulgação


O estado de Goiás estará representado por quatro artistas e coletivos na exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro,a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Representando o estado estarão presentes obras de Flávys Guimarães e Produtora Nós por Nós, Hariel Revignet, Helô Sanvoy e Òkun.

 

Com abertura agendada para o dia 02 de agosto, no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a mostra parte da premissa de dar luz à centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares.

 

Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros – entre homens e mulheres cis e trans, de todos os Estados do Brasil – em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

 

EXPOSIÇÃO DOS BRASIS – ARTE E PENSAMENTO NEGRO

 

De Goiás

 

Flávys Guimarães e Produtora Nós por Nós - Goiânia (GO), 1991

Núcleo Legítima Defesa

Flávys Guimarães é formada em Gestão de Segurança Pública pela Faculdade Lions (FacLions) e licenciada em Dança pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Atua no coletivo GangArt, é “mother” na Kiki House of A'Trois, movimento de casas pertencente à cultura Ballroom. Fundadora da produtora cultural "Nós por Nós", reafirma a potência das mentes pretes e LGBTQIA+ dentro do audiovisual, em cenas, coreografias e visualidades que promovem a ocupação de territórios normativos.

 

Hariel Revignet - Goiânia (GO), 1995

Núcleo Amefricanas

Artista plástica formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), vive e trabalha em Goiânia. De natureza auto-biogeográfica, suas aspirações manifestam-se por meio de performances, colagens e costuras, que buscam construir e retratar imagens que suscitam a possibilidade da existência de um imaginário, de um lugar e de dinâmicas de comunhão atreladas aos saberes indígenas e afro-brasileiros.

 

Helô Sanvoy - Goiânia (GO), 1985

Núcleo Legítima Defesa

Atualmente vive em São Paulo. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e mestre em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), membro do coletivo de performance Grupo EmpreZa. Artista multimídia, desenvolve pesquisas trabalhando a experimentação de processos, linguagens e suportes, buscando transpor a significação por meio da transfiguração do subjetivo e do ininteligível.

 

Òkun - Goiânia (GO), 2000

Núcleo Baobá

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e estagiária no Ateliê/Escolas de Artes Sertão Negro, do artista Dalton Paula, participou de exposições como Crônicas cariocas (Museu de Arte do Rio) e Mulheres que mudaram 200 anos (Caixa Cultural de Brasília). Em sua produção, os atravessamentos entre pertencimento, memória, encruzilhada e espiritualidade tomam forma por meio de pinturas, ilustrações e colagens digitais. É integrante do coletivo Trovoa.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]