site logo
 

PUBLICIDADE

img

Goiás Gira Arte leva Passarinhos do Cerrado à Região do Entorno0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 08/07/2014 10:30


Santo Antônio do Descoberto é o primeiro município da Região do Entorno a receber uma edição do programa Goiás Gira Arte, que fomenta a Cultura por todo o Estado. Entre as atrações programadas para os dias 11 e 12 de julho, na Praça da Igrejinha, destaque para a banda de Goiânia, Passarinhos do Cerrado. O Goiás Gira Arte é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Ideia Ambiental e Cultural. Próximas edições confirmadas em Trindade (14 e 15/07), Goianésia (18 e 19/07), Luziânia (25 e 26/07) e Formosa (1º e 2/08).

O grupo Passarinhos do Cerrado vai apresentar ao público de Santo Antônio do Descoberto as canções de seu primeiro CD, o recém-lançado Coco de Folia. Bebendo da fonte da cultura popular brasileira, a banda compõe poesia, melodia e arranjo que misturam o coco, ritmo nordestino, com folias de Reis e do Divino, congada e catira. Convidativa para dançar, a música da banda conta histórias da antiga Vila Boa, reflete sobre a devastação ambiental no Brasil Central, passando pelos costumes e tradições goianas.

Com o apoio da prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, a programação do Goiás Gira Arte é dedicada a crianças, jovens e adultos, durante dois dias inteiros. Em seis tendas móveis e um caminhão palco instalados no Centro da cidade, a população da cidade vai manter contato com as diversas linguagens artísticas (artes visuais, artes cênicas, literatura, audiovisual, música), por meio do trabalho de artistas locais e residentes em Goiânia e Região Metropolitana. Durante todo o dia, o projeto também contempla atividades educativas e de capacitação profissional.

O Goiás Gira Arte vai beneficiar a comunidade de 60 municípios goianos, com atividades artísticas e culturais que promovem intercâmbio, formação de público, entretenimento e mapeamento de manifestações artísticas e culturais. O trabalho se iniciou em Aragoiânia, percorrendo depois Silvânia, Jaraguá e Corumbá de Goiás, com forte mobilização local, sempre com apoio de agentes diversos: conselhor tutelares dos diretos da criança e do adolescente, associações de bairro, administração pública, por meio das secretarias municipais de educação e cultura.

Mapeamento
Para a Secult Goiás, além da oportunidade de promover entretenimento por meio da arte e da cultura, o programa Goiás Gira Arte tem como missão a extração de dados para a composição do mapeamento das manifestações artísticas e culturais do Estado. Utilizada de forma estratégica, esta informação é insumo valioso para a orientação da política pública que passa, necessariamente, pela estruturação do Sistema Estadual de Cultura, baseado em planejamento a longo prazo, destinação sistemática de recursos, controle social por meio dos Conselhos de Cultura.

“O Goiás Gira Arte é um grande passo na política de interiorização e descentralização da cultura. Defendemos desde sempre essa bandeira e estamos felizes por poder garantir uma maior circulação de artistas e ações de cultura diversas por todo o Estado, e não apenas por poucas cidades”, acredita o secretário Gilvane Felipe.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]