site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Goiás Turismo trabalhará em prol do Caminho dos Veadeiros 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 10/08/2021 18:21

 

A Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) firmou acordo de cooperação para o desenvolvimento do Caminho dos Veadeiros. Participam do acordo o Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS)  e a Associação de Escalada do Planalto Central (AEP). O documento foi publicado no Diário Oficial de Goiás, na quarta-feira (04/08). A Goiás Turismo vai oferecer apoio técnico e institucional para o crescimento do atrativo turístico.  

 

O Caminho dos Veadeiros é uma trilha de longo curso que passa pelos municípios de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante. O percurso integra o Caminho dos Goyazes, que relembra a estrada real que ligava Goiás a Minas Gerais, no tempo em que o Brasil era colônia de Portugal.   A trilha já possui 120 quilômetros implementados, mas, ao todo, terá 483 quilômetros de extensão para prática de trekking ou caminhada e duas rotas para o cicloturismo, ambas com mais de 400 quilômetros. Parte do caminho passa pela Chapada dos Veadeiros, o que inspirou o nome do caminho e a marca da sinalização. 

 

Dentre os resultados esperados pelo acordo, estão a melhoria na governança entre as instituições, coordenação e voluntários do projeto; maior diálogo e estabelecimento de parcerias com prefeituras e comunidades locais; maior disponibilidade de recursos humanos e financeiros para a implementação da trilha e o avanço na execução por meio de ações de mapeamento, abertura e sinalização. 

 

Lazer, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico são a base dos projetos desenvolvidos dentro da Goiás Turismo. A coordenadora do Caminho dos  Veadeiros na autarquia estadual, Alexandrina Alves, acredita que esse tripé é indispensável para o sucesso da empreitada. “Temos que pensar na preservação do meio ambiente e no bem-estar das pessoas que já estão no local antes de criar um novo atrativo turístico”, explica.  

 

Outra razão para que a trilha tenha sucesso, é o fato do percurso contar com várias atrações, como belas paisagens, fauna e flora exuberantes, cachoeiras, grutas e mirantes. Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o Caminho dos Veadeiros se tornará mais um dos grandes destinos de ecoturismo de Goiás. “É inegável que a trilha tem potencial turístico. Há muito o que se ver e fazer ao longo do caminho”, afirma.  

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]