site logo
 

Governo de Goiás reformula espaços culturais0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 11/05/2021 00:10

 

Foto: Dirce Vieira


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reformula projetos de adequação e ocupação dos espaços culturais, como o Centro Cultural Martim Cererê e o Teatro Goiânia. A meta é ampliar e tornar mais acessível o acesso a essas unidades para os artistas em geral, movimentar a programação e divulgar o trabalho dos fazedores de cultura, promovendo assim, entretenimento aos goianos.

 

O secretário interino de Cultura, César Moura, reforça que o objetivo dessa ação é, também, gerar mão de obra já que, em números, são criados vários trabalhos de equipes técnicas, de som, iluminação e outros serviços ligados ao segmento que são contratados pelos próprios produtores.

 

Desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, os espaços culturais gerenciados pela Secult estão fechados para eventos com a presença de público. Porém, as atividades nessas unidades vêm sendo mantidas com diversas atrações on-line e ainda, para gravações de projetos.

 

No Centro Cultural Martim Cererê, um extenso trabalho de revitalização vem sendo feito desde 2020, com melhorias, manutenção e adequações de sua estrutura. Nas atividades paralelas, há um roteiro ativo de gravações dos programas Secult Kids e Literatura Encenada, que fazem parte do projeto “Cultura Em Casa”, apresentações gratuitas que são disponibilizadas semanalmente nas redes da Secult Goiás.

 

O espaço recebe ainda locações de gravação de vários projetos, numa média de dez por mês, como o “Vozes da Música Instrumental”,  a live das Drags Boulevard e o Musical Sou, além das filmagens do documentário “Martim Cererê – 30 Anos de Cultura”, projeto aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC), que irá fazer um registro e resgate da memória de uma das mais relevantes casas de espetáculos do Estado.   

 

Também não menos movimentado está o Teatro Goiânia, que tem sido palco para ensaios, montagens e gravações de concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia, do "Dueto Brasil", e outras iniciativas contempladas pela Lei Aldir Blanc, como o Circo Show, Space Exposition e o Duo da Alegria, somando em torno de 10 a 15 apresentações ao mês.

 

Outra significativa realização que vem sendo feita no palco do teatro é a Live Cultural Solidária, cuja segunda edição já está marcada para o próximo dia 15 deste mês. Além de reunir vários cantores em um show imperdível, a proposta da atração é arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para serem doados às famílias de músicos goianos, que passam por dificuldades devido à pandemia de Covid-19.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]