site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Cavalhadas podem se tornar patrimônio imaterial0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 19/08/2019 07:31

 

O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Cultura Edival Lourenço formalizarão, nesta segunda-feira (19), em solenidade em Brasília, a abertura do processo de registro das Cavalhadas de Goiás como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A petição será entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Produzido a pedido da Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás), o documento evidencia aspectos históricos, estéticos e sociais das festas das Cavalhadas, realizadas há mais de 200 anos em Goiás. Além do governador e do secretário, os prefeitos de 11 municípios que sediam esses eventos tradicionais assinam o texto que solicita o reconhecimento do Iphan.

 

O pedido do governo detalha como, ao longo de dois séculos, as Cavalhadas se enraizaram no cotidiano das comunidades, consolidando-se como relevante expressão  para a compreensão da identidade e memória da sociedade brasileira. A instauração do processo cumpre o rito previsto no decreto nº 3.551/2000 e a resolução nº  001/2006 do Iphan.

 

A ideia de reivindicar o registro surgiu no lançamento das Cavalhadas 2019, em evento realizado no dia 29 de maio, no Palácio das Esmeraldas. A iniciativa tem apoio da superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi e de representantes das cidades de Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse, Jaraguá, Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.

 

Segundo o governador Ronaldo Caiado, o reconhecimento do Iphan é merecido e muito importante para as Cavalhadas de Goiás por seu significado histórico. O secretário Edival Lourenço destaca que esses eventos tradicionais representam o que há de mais original na cultura goiana. Salma Saddi, superintendente do Iphan em Goiás, destacou a receptividade e o empenho da atual gestão do Governo de Goiás em buscar o registro. Presidente da Associação das Cavalhadas de Goiás, Mateus Félix, prefeito de Santa Cruz de Goiás, ressalta que o tombamento é fundamental para a manutenção das tradições.

 

Em 2019, o Estado apoiou a realização das Cavalhadas nos onze municípios. As festas ocorrem entre junho e setembro, movimentando as cidades e atraindo milhares de visitantes. O governo oferece todo apoio necessário para que o evento ocorra adequadamente nas cidades, como palanque, som, banheiro químico, segurança e infraestrutura.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]