site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Jornalista Iúri Rincon Godinho lança livro Diretas Já0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/03/2017 09:09

 

O jornalista Iúri Rincon Godinho, da Academia Goiana de Letras (AGL), vai lançar o livro “Diretas Já em Goiânia - Brigas, Prisões e Esperança na Maior Festa Cívica Goiana”, na próxima terça-feira (4), às 20 horas, na Hyundai Caoa.
 
 
A obra é uma extensa pesquisa que começa no difícil primeiro comício realizado na cidade para a volta das eleições diretas, em 1983, passando pela consagração da manifestação de 1984 até a decretação do Estado de Emergência, que suspendeu de forma violenta os direitos políticos dos goianos. Termina com a derrota da emenda Dante de Oliveira, adiando o sonho dos brasileiros de votar para presidente.
 
 
Dentre as revelações estão o fato de que Goiânia, ao contrário do que se pensava, não foi a primeira cidade a realizar manifestação pela volta das eleições livres, ainda em 1983. Prova que a Rede Globo de Televisão deu ampla cobertura — inclusive com entrada ao vivo — para o comício de 1984.
 
 
Iúri Rincon Godinho buscou documentos que mostram como o Serviço de Informação da ditadura espionou os políticos goianos no período e fala das polêmicas prisões do então vereador Euler Ivo e do então deputado estadual Ivan Ornelas, além das invasões da Câmara e Assembleia durante o Estado de Emergência. Conta também como o então senador Henrique Santillo foi barrado em uma viagem para Brasília e pediu para ser preso.
 
 
O jornalista entrevistou diversas pessoas que foram ao comício de 1984 para recriar os bastidores da festa. Também resgatou as fotos históricas do evento, nunca antes publicadas, que estavam com o fotógrafo Kim-Ir-Sem. O autor ainda recriou todos os passos do personagem mais importante do comício, o então governador Iris Rezende Machado, durante todo o dia 12 de abril de 1984, data do comício.
 
 
Partindo de fotos e depoimentos, Iúri Rincon Godinho chegou a um número mais exato de quantas pessoas participaram da manifestação, levando em consideração dados do antigo Iplan e o tamanho das ruas e avenidas próximas à Praça Cívica.
 
 
Serviço:
Lançamento do Livro Diretas Já em Goiânia
Data: 04/04
Local: Hyundai Caoa, Avenida Mutirão com T-7
Horário: 20h
Livro: R$ 45,00
A obra é uma extensa pesquisa que começa no difícil primeiro comício realizado na cidade para a volta das eleições diretas, em 1983, passando pela consagração da manifestação de 1984 até a decretação do Estado de Emergência, que suspendeu de forma violenta os direitos políticos dos goianos. 
 
 
Serviço:
Lançamento do Livro Diretas Já em Goiânia
Local: Hyundai Caoa, Avenida Mutirão com T-7
Horário: 20h
Livro: R$ 45,00
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]