site logo
 

PUBLICIDADE

img

Marietta Telles sedia atividades do Dia Internacional da Animação0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 14/04/2014 21:15


O Centro Cultural Marietta Telles Machado, localizado na Praça Cívica, sediará exposição e mostra de filmes como parte das ações do Dia Internacional da Animação. A data comemorativa é celebrada em 28 de outubro, mas será antecipada pela Escola Goiana de Desenho Animado e pela Na Toca Filmes, numa parceria que tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

As atividades serão abertas às 19 horas desta terça-feira, 15, com a exposição “Etapas da Criação de Desenhos Animados”, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Cine Cultura, ambas unidades do Centro Cultural Marietta Telles Machado. A entrada é gratuita.

Exposição
A mostra ficará aberta ao público até 30 de abril. Serão expostos cenários, layouts de cena, concepts designs, storyboards, cartazes e estudos de animação e personagens, oferecendo amplo panorama de todas as fases de produção de um desenho animado. As obras são de autoria dos artistas Emerson Rodrigues, Guazzelli, Mandra Filmes, Márcio Júnior, Marcos Pilar, Otto Guerra, Paula Mastroberti, Thiago Ottoni e Wesley Rodrigues.

O destaque da exposição é o trabalho de direção de arte desenvolvido pelo quadrinista brasileiro Julio Shimamoto para o curta O Ogro. Com métodos artesanais, Shima – como é mais conhecido – foi peça fundamental para o sucesso do curta baseado em HQ de sua própria autoria. O Ogro, dirigido por Márcio Júnior e Márcia Deretti, em 2011, recebeu 15 prêmios em competições internacionais.

Mostra
Com sessões nos dias 15 e 16, sempre às 19 horas, o Cine Cultura abre espaço para os curtas-metragens O Reino Azul; e Novela, além do longa Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’roll, baseado nos antológicos personagens do cartunista Angeli. Todos são dirigidos pelo cineasta gaúcho Otto Guerra.

Também compõem a mostra os filmes O Ogro, de Márcio Júnior e Márcia Deretti; Faroeste – Um Autêntico Western, de Wesley Rodrigues; e Destimação, de Ricardo de Podestá. Além de Luz, Anima, Ação, documentário dirigido por Eduardo Calvet, que faz um inventário da memória audiovisual brasileira voltada para a animação na TV, na publicidade e nos cinemas, revelando as principais personalidades que ajudaram a construir essa trajetória na teoria e na prática.


Dia Internacional da Animação
No dia 28 de Outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. E para comemorar esta data a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado desde 2004 pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), reunindo anualmente mais de 200 cidades que celebram a data com mostras e atividades de animação.

Programação
Exposição: Etapas de Criação de Desenhos Animados e Mostra de Filmes
Local: Museu da Imagem e do Som / Cine Cultura
Centro Cultural Marieta Telles, Praça Cívica, nº 2 – Centro.

15/04
19h – Mostra de filmes
Local: Cine Cultura

Wood & Stock: sexo, orégano e rock and roll. Dir. Otto Guerra. 81 min. 2006. Ani. RS
A trama se passa no réveillon de 1972, na casa de Cosmo, os então jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito vivem intensamente suas existências hippies. Trinta anos depois, os personagens tentam retomar as velhas parcerias promovendo um reencontro de sua antiga banda de rock.

O Ogro. Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti. 8 min. 2011. Ani, GO
Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, legenda dos quadrinhos brasileiros, O Ogro retrata uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais.

20h30 - Abertura da exposição Etapas de Criação de Desenhos Animados
Local: Museu de Imagem e Som
Exposição de cenários, layouts de cena, concept designs, storyboards, cartazes e estudos de animação e personagens, com a participação dos artistas Júlio Shimamoto, Emerson Rodrigues, Guazzelli, Mandra Filmes, Márcio Júnior, Marcos Pilar, Paula Mastroberti, Thiago Ottoni e Wesley Rodrigues.

16/04
19h – Mostra de filmes
Local: Cine Cultura

Novela. Dir. Otto Guerra. 8 min. 1992. Ani. RS.
O que acontece entre os intervalos comerciais no horário nobre de nossas emissoras de televisão? Quantas histórias são contadas e repetidas ano após ano? "Novela" e um segmento deste horário sagrado em que o país inteiro espera as cenas dos próximos capítulos.
O Reino Azul. Dir. Otto Guerra. 14 min. 1989. Ani. RS.
As atribulações de um rei tirano, que para fugir do tédio decide pintar todo o seu Reino de Azul.

Faroeste – Um Autêntico Western. Dir. Wesley Rodrigues. 18 min. 2013. Ani. GO
Maverick é um urubu que logo ao nascer vê sua família ser vitimada pela violência. Habituado a ela desde o princípio de sua vida, na idade adulta torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.

Destimação. Dir. Ricardo de Podestá. 13 min. 2012. Ani. GO
Um papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência mórbida do recinto.

Luz, Anima, Ação
. Dir: Eduardo Calvet.. 1h39min. 2013. Doc. RJ
Quase centenária, a história da animação brasileira traz histórias e personagens tão ricos e estimulantes que sua influência extrapola a seara das artes e invade nosso cotidiano. “Luz, Anima, Ação” resgata a memória audiovisual brasileira voltada para a animação na TV, na publicidade e nos cinemas, revelando as principais personalidades que ajudaram a construir essa trajetória na teoria e na prática, além de relembrar marcos históricos e criações imortais de todas as épocas.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]