site logo
 

PUBLICIDADE

img

Martim Cererê recebe feira de vinil no sábado0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 14/12/2021 01:54

 

O Centro Cultural Martim Cererê irá abrigar, neste sábado (18/12), uma pequena edição da Vinillândia, feira nacional de discos de vinil que será realizada em Goiânia no ano que vem. A première do festival começará às 15 horas, com entrada gratuita.

 

Esse “drops de Natal”, como tem sido chamado, irá reunir seis expositores, apenas da cidade, que irão oferecer discos novos e usados, nacionais e importados. O evento contará ainda com discotecagem (com DJs usando apenas vinis), brechós de roupas, bar com cervejas especiais e gastronomia de rua, com hambúrgueres, espetinhos e jantinhas especiais e sanduíches naturais.

 

Em tempos de música em streaming, os velhos vinis voltaram a fazer a cabeça dos amantes da música. Números recentes de venda e do consumo dos LPs revelam que o mercado mundial de vinil está cada vez mais forte e aquecido. A ideia do retrô, do nostálgico e a felicidade ao manusear e ver uma capa de álbum e mudar o disco de lado tem feito muita gente voltar (ou começar) a consumir música em discos.

 

Nos EUA, em 2020, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CDs pela primeira vez desde os anos 1980, de acordo com um relatório da Recording Industry Association of America (RIAA), a associação das gravadoras dos EUA. Lá, as vendas de vinil aumentaram 3,6%, enquanto as vendas de CDs caíram 47,6%.

 

Outro dado comprovador vem da GZ Media, a maior fabricante de discos de vinil do mundo, localizada na República Tcheca. Responsável por prensar discos de mega artistas como Lady Gaga ou nomes do underground como os punks da Cock Sparrer, a fábrica viu as vendas saltarem 11% atingindo 4 bilhões de Coroas Tchecas (que equivale aproximadamente 187 milhões de dólares) e enviar para o mundo 38 milhões de LPs em 2020.

 

O Brasil também segue essa nova onda do vinil. Em recente entrevista, Mario Meirelles, líder da área de mídia da Amazon Brasil, afirmou que as vendas de LPs no Brasil também são um sucesso, superando os CDs.

 

A feira no Martim Cererê irá reunir vinilzeiros famosos da capital. Entre eles estão o selo e produtora Monstro Discos, a Som Livre (uma das lojas de discos mais antigas da capital), a Dhaher Discos, Slakestore e Vitologi. Todos prometem ofertas especiais e uma grande variedade de títulos novos e usados. Além deles, a MMarte Produções também estará no evento com um estande oferecendo livros e histórias em quadrinhos.

 

A programação musical desse drops da Vinillândia ficará por conta dos DJs Pafa, Electrovinil, O. Pacheco, Segundo, Glauco Brandão e Gordogroove. Todos irão apresentar sets tocados apenas com discos de vinil em estilos que vão da MPB ao rock, passando pelo punk, black music, pop e heavy metal. As apresentações começam às 15 horas e vão até meia noite.

 

 

SERVIÇO

Vinillândia – feira nacional de discos de vinil

DJs: Pafa, Electrovinil, O. Pacheco, Segundo, Glauco Brandão e Gordogroove.

Data: Sábado, 18 de dezembro, a partir das 15 horas

Local: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul)

Entrada gratuita

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]