site logo
 

MIS|Goiás: catálogo traz fotos históricas da Praça Cívica0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/02/2016 06:53

 

O Museu da Imagem e do Som de Goiás lança na próxima terça-feira (23), às 20 horas, o catálogo Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira Através da Imagem. O evento será na calçada e no hall de entrada do Museu, no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. É a primeira experiência de utilização da praça como espaço de lazer e cultura depois do processo de requalificação.

 

O lançamento vai movimentar o espaço aberto com performances, música e vídeos. A expectativa é estimular o público a se apropriar da praça e a utilizar com mais frequência os equipamentos culturais disponíveis no Centro Cultural. O evento tem a parceria do discotecário Alexandre Perini, do produtor cultural Guilherme Wohlgemuth, do artista Cleber Damázio, do empresário Carlos Júnior e da Confeitaria Cravo e Canela.

 

O catálogo Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira Através da Imagem integra a série Cadernos de Fotografia do MIS|Goiás, que já editou trabalhos de fotógrafos pioneiros como Silvio Berto, Priscila Barbosa, e de jovens talentos como Samuel Costa, dentre outros. A publicação retrata as imagens da exposição de mesmo nome que foi montada na sala Alois Feichtenberger do MIS

 

Visitação – A exposição fica em cartaz até 30 de maio de 2016, de terça a sexta feira, das 9h às 17h30. São mais de quarenta imagens da Praça no período de 1930 a 1980, produzidas por fotógrafos que registraram a construção e o crescimento de Goiânia, como Alois Feichtenberger, Sílvio Berto, Antônio Pereira da Silva, Hélio de Oliveira, Anníbal Machado, Eduardo Bilemjian, ColonVist.

 

Além da exposição e do lançamento do catálogo, o MIS|GO, através do Núcleo de Ação Educativa, programou uma série de visitas mediadas à exposição para envolver o visitante com o diálogo e a prática da fotografia.

 

A curadoria é da historiadora Keith Valéria Tito, diretora do MIS|Goiás e gerente de Museus da Seduce e do arquiteto Marcílio Lemos, chefe do Núcleo de Obras e Recuperação do Patrimônio. Os dois curadores esclarecem que o conceito da exposição surgiu diante da necessidade de compartilhar com o público as imagens das transformações da Praça Cívica desde o momento de sua implantação, evidenciando o traçado e os edifícios públicos projetados por Attílio Correa Lima, arquiteto responsável pela construção de Goiânia.

 

Além do traçado, a exposição abrange temáticas como paisagismo; aspectos socioculturais, religiosos e, também, importantes manifestações políticas ocorridas na praça como a deposição do governador Mauro Borges, a campanha Pró Diretas Já, dentre outras. A ideia é fazer com que a comunidade perceba a praça não somente como um local de passagem, mas também de lazer, de entretenimento e de sociabilidade.

 

Serviço

Lançamento do catálogo do MIS|GO Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira Através da Imagem

Data e horário: 23/02, às 20h

Período de visitação: até 30/05 (terça a sexta-feira: 9h às 17h30)

Local: Sala de Exposições Alois Feichtenberger do MIS|GO – Praça Cívica – Centro Cultural Marieta Teles Machado

Realização: MIS|GO – NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA DA SPHA – SEDUCE – GOVERNO DE GOIÁS

Informações: (62) 3201 3004

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]