site logo
 

Mostra de arte evidencia problemas do cerrado0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/03/2020 09:08

Mostra Tamanduá - Victor Tomé
 

Cristina Dourado


A mostra 'Tamanduá: Uma história prá contá' segue aberta ao público com visitação gratuita até dia 29 de março no Shopping Bougainville. As 56 esculturas em tamanho real do animal, cerca de 1,80 m, foram customizadas por arquitetos designers, artistas plásticos e crianças que trabalharam temas como preservação do meio meio ambiente e cuidados com esse animal tão presente na fauna brasileira, em especial o Cerrado.

 

O desafio artístico e social foi proposto por Meire Santos. As esculturas foram leiloadas em badalado evento no dia 10 de março com renda revertida para três instituições de caridade: Grupo Fraterno Espírita de Assistência Social, mantenedor da Creche Luz do caminho e para o abrigo de idosos Solar Espírita Apóstolo Tomé, localizadas em Goiânia, e para Vila São Cottolengo de Trindade. A partir de agora elas seguem expostas para visitação gratuita até 29 de março  no Shopping Bougainville.

 

Participaram nomes de peso no cenário nacional como o arquiteto goiano Leo Romano, que agregou à peça retrovisores para contar o principal motivo de extinção do animal: os atropelamentos nas estradas. A designer Regina Amaral trouxe o vermelho das queimadas que sangram o Cerrado a cada ano,  que também causam morte da fauna. Meire Santos conta que cada obra toca o coração pela beleza e significado. 

 

As temáticas foram além das questões ambientais. Dois projetos saltam aos olhos por seu olhar social. Uma deles é o tamanduá assinado pelo designer Genésio Maranhão, que foi pintado por crianças com baixa visão ou deficiência total, atendidas pelo Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav). Outra obra que merece destaque dentro desse aspecto social é a assinada pelo designer autoral Marcus Camargo que teve seu desenho bordado pelas mãos dos reeducandos (as) da unidade prisional da Cidade de Goiás, através do projeto Cabocla Bordando Cidadania.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]