site logo
 

Mulheres são maioria no Sesc e Senac Goiás0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 06/03/2021 02:39

 

Uma pesquisa divulgada na última quinta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que pelo 5º ano consecutivo a presença das mulheres no mercado de trabalho aumentou. O levantamento foi feito em 2019, quando a taxa de participação das mulheres na força de trabalho foi 54,5%. Entre os homens, a taxa chegou a 73,7%, uma diferença de 19,2 pontos percentuais.  

 

No Sesc e Senac Goiás, no entanto, a realidade é diferente. De um total de 1372 funcionários no Sesc, 882 são do sexo feminino (64,29%). Já no Senac, dos 701 empregados, 420 são mulheres (59,1%). Se somadas, as mulheres das duas casas representam 62,81% do quadro de pessoal.

 

A pesquisa do IBGE mostrou também que as mulheres saem na frente quando o assunto é profissionalização. Em 2019, 19,4% do público feminino tinham nível superior, enquanto os homens representavam 15,1%. E, pasme, apesar de mais instruídas, as mulheres estavam presentes em apenas 37,4% dos cargos gerenciais  

 

A gerente Makerley Ferreira, que é psicóloga e especialista em Gestão Organizacional e Liderança, afirma que quanto o assunto é carreira, ainda hoje um dos maiores desafios para as mulheres se refere à igualdade no sentido de condições de competir igualmente, de acordo com as competências e os resultados, e não por ser mulher.  

 

Outro desafio, segundo ela, é o equilíbrio entre papéis. “Em geral, as mulheres assumem papéis que são diferentes e isso implica maiores desafios como, por exemplo, o papel de cuidador da família ou o papel na maternidade”, pontua Makerley.  

 

Para o diretor do Sesc e Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, a presença maciça de mulheres no quadro de funcionários das duas casas atribui às mesmas características peculiares. “As equipes são criativas e inovadoras e muito disse se deve à presença feminina. Além disso, as relações interpessoais também saem ganhando. O clima é extremamente agradável e percebemos a empatia e o afeto, características que também são naturais do universo feminino”, afirma.  

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]