site logo
 

Orquestra Filarmônica de Goiás abre a temporada 2016 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 01/03/2016 07:03

Orquestra Filarmônica de Goiás
 

Flavio Isaac


Após dois meses de recesso, a Orquestra Filarmônica de Goiás está de volta e realiza o concerto de abertura da Temporada 2016 no dia 17 de março, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Basileu França, no Setor Universitário. A regência desse concerto será do consagrado maestro britânico Neil Thomson, que desde 2014 é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica.

 

Como solista convidado, a Orquestra receberá o violoncelista Luiz Fernando Venturelli. Luiz Fernando é o vencedor do III Concurso Jovens Solistas promovido pela Filarmônica de Goiás em 2015. Multi-instrumentista, ele toca violão, guitarra e canta, transitando também pelo mundo do rock e por outros gêneros, com o alto padrão de execução requerido pela Música de Concerto. Foi convidado a participar com solos de violoncelo na gravação do DVD de lançamento e em diversos shows da banda Noturnal.

Fazem parte do programa as obras Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Antonin Dvoràk, Carlo, de Brett Dean e a Bachiana Brasileira nº2, de Villa-Lobos.

 

Em 2016, três palavras definem a temporada: Tradição, Atualidade e Brasil. A união desses três elementos proporcioná apresentações únicas em todo o país. A Filarmônica tem a missão de valorizar as composições contemporâneas e brasileiras, sem deixar de lado os compositores clássicos que tanto contribuíram para a consolidação da Música de Concerto.

 

A Filarmônica apresentará concertos que incluem obras de artistas inovadores como Birtwistle, Philip Glass, S. Martland, R. Rodney Bennet e outros. A temporada abrangerá também grandiosas obras do austríaco Gustav Mahler e do russo Dmitri Shostakovich, dois dos mais célebres compositores de música orquestral, cujas obras integram o repertório das maiores orquestras do mundo.

 

Como parte da missão da Filarmônica em 2016, está a divulgação e execução do legado musical deixado por grandes compositores brasileiros como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Cesar Guerra Peixe. As relevantes obras deste último, inclusive, farão parte do repertório do segundo CD da Orquestra.

 

Convidados- Interessados na técnica e no trabalho artístico da Orquestra, renomados artistas que já participaram de temporadas anteriores, como Jean Louis Steuerman e Arnaldo Cohen, retornarão nesta temporada.

 

Grandes solistas e regentes da atualidade como Fabio Mechetti, Fernando Portari, David Rabinovich, Pablo Rossi, Nicholas Koeckert, Jorge Rotter, Cristian Budu, Sonia Rubinsky e outros também estarão presentes nos palcos.

 

A Orquestra receberá, ainda, os novos talentos da Música de Concerto, como Lucas Barros e Ronaldo Rolim. Outra grande novidade deste ano são os concertos para Toca-Discos e Orquestra, que contarão com a participação do DJ mineiro Múcio Guimarães, mais conhecido como DJ Múcio.

 

Séries- A programação anual segue com as séries Quinta Clássica, Concertos para Juventude, Concertos Especiais, Concertos de Câmara, além das séries complementares e de atividades direcionadas a jovens talentos e estudantes das redes pública e particular de ensino.

 

A Série Concertos Especiais trará vários concertos temáticos como a Manhã de Ópera, Músicas de Cinema e Vida na Cidade. Apresentações em comemoração ao Dia do Trabalho, ao Dia dos Namorados, ao Aniversário de Goiânia e outros, também serão realizadas.

 

O projeto Orquestra nos Bairros, que foi sucesso absoluto no ano passado, continua presente no calendário e proporcionará apresentações em diversos locais da capital goiana, como igrejas, parques e praças.

 

Em 2016, a Filarmônica de Goiás realiza a III Turnê Nacional. Acompanhada pelo aclamado pianista Jean Louis Steurman, sob regência de Neil Thomson e com obras de Rachimanninnof e Guerra Peixe no programa, a Orquestra estará presente pela segunda vez no Festival de Inverno de Campos do Jordão, na Sala São Paulo e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A Orquestra também realizará a 4ª Turnê Estadual, que levará concertos a diversas cidades de Goiás, proporcionando música de qualidade à cidadãos que muitas vezes não tem acesso ás apresentações que ocorrem na capital.

Após dois meses de recesso, a Orquestra Filarmônica de Goiás está de volta e realiza o concerto de abertura da Temporada 2016 no dia 17 de março, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Basileu França, no Setor Universitário. A regência desse concerto será do consagrado maestro britânico Neil Thomson, que desde 2014 é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica. Como solista convidado, a Orquestra receberá o violoncelista Luiz Fernando Venturelli. 

Fazem parte do programa as obras Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Antonin Dvoràk, Carlo, de Brett Dean e a Bachiana Brasileira nº2, de Villa-Lobos.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]