site logo
 

PUBLICIDADE

img

Orquestra Sinfônica faz concerto no Teatro SESI0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/06/2016 21:42

 

A Orquestra Sinfônica de Goiânia irá apresentar o Programa Händel no seu sétimo concerto da temporada 2016, no Teatro SESI, no dia 28 de junho, às 20h30, sob a regência do maestro Joaquim Jayme.  Na primeira parte do programa, será executada a Ópera Xerxes,  com solos do contralto Tiago Martins, seguida da peça Music for the Fireworks, composta especialmente pelo compositor para as festividades relativas à Guerra de Secessão Austríaca. Após o intervalo, a orquestra apresentará Dettingen Te Deum, tendo como solistas  os cantores Priscila Coelho (contalto),  Alexandre Vaz (tenor) e Jadson Álvares (baixo).

 

"Ombra mai fù", mais conhecida como o Largo da ópera Xerxes (Serse), é uma das mais famosas árias de ópera do compositor Georg Friedrich Handel. Nela, Xerxes, rei da Pérsia se volta para uma frondosa árvore do jardim de sua residência, saudando-a: "Nunca ouve sombra de uma árvore tão querida, amável e suave", diz o texto. Ombra mai fù aparece logo após a abertura da ópera, na cena 1 do primeiro ato. Uma ópera séria com alguns elementos cômicos, Xerxes tem um enredo ficcional sobre o personagem histórico – um drama amoroso que tem como pano de fundo as Guerras Médicas, conflitos nos quais os persas lutavam pela manutenção de seu domínio sobre a Grécia continental, suprimindo a revolta das cidades-estado gregas dominadas e mantendo o controle do comércio marítimo da região.

 

Além de suas óperas e oratórios, Handel é ainda reconhecido pela maestria com que compunha música para grandes ocasiões festivas. O compositor alemão serviu como "Compositor de Música para Capela Real", durante o reinado do Rei George II da Inglaterra. Tanto Music for the Royal Fireworks (Música para os Fogos de Artifício Reais) como o Dettingen Te Deum foram escritos para ocasiões festivas relacionadas à Guerra de Sucessão Austríaca.

 

Por outro lado, Dettingen Te Deum, escrito sete anos antes, em 1741, foi composto para a celebração da vitória do exército inglês sobre o exército francês na batalha de Dettingen, Baviera, dentro da mesma guerra de sucessão. Os ingleses esperavam uma derrota, talvez por isso o grande entusiasmo da celebração de vitória.

  

Serviço:
Concerto:  Orquestra Sinfônica de Goiânia

Regência: Joaquim Jayme
Data: 28/06 (Terça no Teatro)
Local: Teatro SESI
Informações: 3269-0800
Ingressos: Doação de 2 kg de alimentos ou um livro

A Orquestra Sinfônica de Goiânia irá apresentar o Programa Händel no seu sétimo concerto da temporada 2016, no Teatro SESI, no dia 28 de junho, às 20h30, sob a regência do maestro Joaquim Jayme.  Na primeira parte do programa, será executada a Ópera Xerxes,  com solos do contralto Tiago Martins, seguida da peça Music for the Fireworks, composta especialmente pelo compositor para as festividades relativas à Guerra de Secessão Austríaca. 

  

Serviço:
Concerto:  Orquestra Sinfônica de Goiânia

Regência: Joaquim Jayme
Data: 28/06 (Terça no Teatro)
Local: Teatro SESI
Informações: 3269-0800
Ingressos: Doação de 2 kg de alimentos ou um livro

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]