site logo
 

PUBLICIDADE

img

OSPEC grava DVD com músicos internacionais0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/04/2012 23:54


Trompetista norte-americano, Charles Schlueter, da Boston Sinfony Orchestra, também participará da gravação

Com apoio da Musical Roriz, a Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado (OSPEC) grava o seu primeiro DVD de músicas brasileiras, escritas para banda sinfônica, no próximo dia 1º de Maio, no Teatro do SESI. A regência é do Maestro Cláudio Antunes e terá a participação de músicos convidados. Estarão presentes ainda, o trompetista norte-americano Charles Schlueter; o trompetista pernambucano Nailson Simões; o trompetista Antonio Cardoso (Tonico Cardoso); o trombonista Marcelo "Bam Bam" e o clarinetista Johnson Machado.

Quem são os músicos?
Charles Schlueter: principal trompete aposentado da Boston Sinfony Orchestra.
Nailson Simões: trompetista pernambucano, doutor em trompete e professor da UniRio.
Antônio Cardoso (Tonico Cardoso): trompetista do Espírito Santo, doutor em trompete e professor da Universidade Federal de Goiás.
Marcelo “Bam Bam”: trombonista paranaense, professor do conservatório de Tatuí (SP) e 1˚ trombonista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Johnson Machado: clarinetista cearense, doutor em clarineta e professor da Universidade Federal de Goiás.

Repertório: 
Maestro DUDA - PE 
Suíte Nordestina 
Suíte Pernambucana de Bolso 
Suíte Monette 
Trompete Solo - Charles Schlueter 
Trombone Solo - Marcelo "Bam Bam" 
 
Fantasia carnavalesca 
Trompetes Solo: 
Charles Schlueter 
Nailson Simões 
Tonico Cardoso 
 
Música para Metais N˚02 
Estércio Marquez Cunha - GO 
Musica para banda N˚01 
Música para banda N˚02 
 
Hermeto Pascoal - AL 
Bebê (Arr. Hudson Nogueira) 
 
Paulo Dorfmann - RS 
Gabriela no Choro 
Clarinete Solo: Johnson Machado 
 
Luis Campos - GO 
Luz Mar Luz Marina 

A Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado "Ciranda da Arte" é formada por estudantes de música e professores da rede estadual que participam do Grupo de Estudo e Pesquisa em Banda, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. A proposta da Orquestra é promover a articulação entre prática artística e vivência pedagógica, promover a apreciação e a compreensão crítica da formação musical específica de Banda Sinfônica, além de valorizar a música dos compositores e arranjadores locais, executando um repertório eclético, que inclui músicas eruditas e populares.

A presença dessa modalidade artística nas escolas é um projeto de afirmação identitária para crianças e jovens que nele estão inseridos e são favorecidos pelo acesso ao conhecimento musical e à participação ativa em sociedade. É um importante mecanismo de inclusão social, capaz de seduzir e sensibilizar o público para a importância da democratização da educação estética.

Os componentes da Orquestra são privilegiados por se encontrarem em processo de criação, pesquisa e experimentação de possibilidades musicais, o que reverbera em suas práticas educativas escolares, pois entendem que, para ensinar música é necessário antes conhecê-la não somente em sua dimensão teórica, mas na experimentação, no domínio de técnicas e na contextualização social, histórica e cultural.

As apresentações da Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado "Ciranda da Arte" acontecem em eventos da Secretaria da Educação e outros espaços vinculados à 
educação e à cultura, como forma de dar visibilidade à produção dos músicos/professores da rede estadual e incentivar a formação de orquestras no âmbito das unidades escolares.
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

marcos@arrozdefyesta.net