site logo
 

PUBLICIDADE

img

Passarinhos do Cerrado e Seu Estrelo fazem fuá no terreiro do Martim Cererê0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/05/2011 17:55


Quem conhece as festas de coco do grupo Passarinhos do Cerrado está acostumado a ver e a dançar ao som do grupo goiano e de algum de fora, de Pernambuco, na maioria das vezes, onde o ritmo trabalhado pelo grupo é original e tradicional. Dessa vez, os convidados são daqui do lado, de Brasília, que pela primeira vez se apresentam na capital goiana: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. É que os brasilienses estão com o pé na estrada com sua caravana e o destino é o Centro-Oeste. O primeiro grupo a ser visitado é o Passarinhos do Cerrado em Goiânia, no Martim Cererê, dia 13 de maio, sexta, às 22h.

Além de descobrir a diversidade cultural brasileira, Seu Estrelo leva sua brincadeira, considerada pela crítica, governo e público a primeira manifestação tradicional nascida em Brasília. Com apoio do Prêmio Funarte Teatro de Rua, o grupo fará um filme sobre os grupos visitados nessa caravana cujo título é O Retratos de Um Povo Inventado.
Se, daqui, os Passarinhos misturaram o ritmo pernambucano (coco) às coisas daqui (folia, catira e congada) inventando o coco de folia, do lado de lá, Seu Estrelo inventou um mito e um som para uma capital inventada: o calango voador e o samba pisado. Criado em 2004, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro decidiu inventar um brinquedo para Brasília. Foi criado um mito repleto de figuras e elementos do Cerrado, o Mito do Calango Voador. Para dar vida às figuras dessa história, criou-se uma pulsada que pudesse trazer à brincadeira um ritmo próprio, nasceu o Samba Pisado. Da mistura desse novo samba com o teatro de quintal, Seu Estrelo traz um novo circo de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira que povoa com novos seres o incrível imaginário popular brasileiro. Figuras que muito dizem sobre Brasília e o Cerrado.

Com mais de 40 figuras criadas para sua brincadeira e com o seu mito aumentando com a chegada de novas histórias, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro resolveu dividir o seu brinquedo em 3 rodas, 3 sagas misteriosas repletas de peripécias e com os miolos de seus enredos completamente diferentes. Todas as rodas continuam sendo feitas para receber o Calango Voador! Esta é a canção de grilo do grupo, é para a chegada do ser sagrado do cerrado que o brinquedo foi criado. Assim, o grupo parte rumo ao Centro-Oeste apresentando seu mítico brinquedo pelo centro do país.

Serviço:
2ª Noite do Coco com Passarinhos do Cerrado e Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Local: Centro Cultural Martim Cererê, Rua 94 A, Quadra 18, Setor Sul
Horário: 22h
Ingressos antecipados ou até às 22h: R$10
Mais informações: 8417-0015
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]