site logo
 

Pecuária de Goiânia recebe Cavalhadas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 25/05/2023 02:25

 

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) está presente na Pecuária de Goiânia com a segunda edição da ExpoCavalhadas, que ganhou um stand para mostrar aos goianienses um pouco mais dessa festa centenária. No local, o visitante pode conferir a exposição Cavalhadas: cultura, natureza e nós, dos artistas Fatinha Bastos e Viníciu Fagundes Bárbara.

 

A mostra é uma representação das batalhas entre mouros e cristãos com artigos feitos de fibras, palhas de milho, cápsulas de Jequitibá e de outras árvores do Cerrado. “Usamos frutos do Jequitibá, uma árvore imponente assim como as Cavalhadas. Essa união foi essencial para o nome do nosso projeto que é a junção do Cerrado, meio ambiente e cultura”, explica Fagundes.

 

Famosa pelos artesanatos de Arte Sacra produzidos a partir da palha do milho, Fatinha fez, pela primeira vez, um artigo fora do tema religioso. “Fazer essa representação foi um desafio e uma honra. Com ela podemos resgatar nosso folclore e retratar umas das maiores festas culturais do Estado de Goiás, as Cavalhadas. Fico muito feliz do Governo de Goiás valorizar nossa cultura”, ressaltou.

 

A secretária da Cultura, Yara Nunes, disse que a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), com sede no Setor Nova Vila, foi o local escolhido para receber a exposição, pois é importante para que todos possam conhecer essa festividade. “A pecuária é o lugar que atrai o público não só da capital, mas de vários municípios do interior, e esse espaço é importante para que todos conheçam o que são as Cavalhadas, não somente as cidades que já tem a tradição, mas despertará a curiosidade para que os goianos de Norte a Sul conheçam as nossas tradições”, explicou.

 

O roteiro das encenações deste ano será realizado entre os meses de maio e outubro, iniciando nas cidades de Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis em maio; em Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás e Luziânia, a festa será em junho; em Santa Terezinha de Goiás em julho.

 

Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás em setembro, e a cidade de Goiás, primeira capital do Estado, fecha o circuito no mês de outubro. Além das 13 cidades, Niquelândia e Silvania também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem.

 
SERVIÇO

ExpoCavalhadas 2023
Visitação: até 29/05

Horário:

- 13h às 21h durante a semana

- 10h às 22h aos finais de semana
Local: Pecuária de Goiânia

Endereço: R. 250, 221 - St. Nova Vila

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]