site logo
 

PUBLICIDADE

img

Pesquisa da UFG desenvolve maionese com azeite de pequi0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 28/11/2017 08:41

 

Mara Lina Rodrigues


Mesmo abundante, o pequi não tem comercialização expressiva no cenário nacional diante de outras espécies frutíferas. Pensando em alternativas para o consumo do fruto, uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu uma maionese à base do azeite de pequi. O resultado final do produto mostrou-se compatível com a tradicional maionese, muito consumida em todo o mundo e elaborada com óleo de soja, com a vantagem de conservar as propriedades benéficas ao corpo humano do azeite de pequi.

 

A novidade é resultado de um trabalho desenvolvido na Escola de Agronomia da UFG, que teve a participação da mestranda Mara Lina Rodrigues. A pesquisadora percebeu que o aquecimento do óleo de pequi prejudicava a atuação antioxidante do produto no corpo humano, uma das principais características benéficas do ingrediente. “Começamos a buscar uma alternativa para aproveitar o azeite de pequi de forma que ele não passasse por aquecimento. Chegamos então à maionese, um alimento feito com óleo mas que não utiliza fogo em seu processo de fabricação”, explicou.

 

A partir daí, o grupo realizou diversos testes e chegou a uma formulação que evidencia o máximo possível do sabor do azeite de pequi, sem comprometer as características tecnológicas da maionese. “No final obtivemos uma maionese de cor amarela intensa e sabor bem característico do azeite de pequi”, afirmou Mara Lina.

 

A pesquisa que resultou no produto foi escolhida pelo Congresso Brasileiro do Processamento de Frutas e Hortaliças como o melhor trabalho do evento. A escolha se deu porque a maionese é  um produto de grande consumo em todas as faixas etárias e, neste estudo, aproveitou o derivado de um fruto típico do Cerrado, produzido por agricultores familiares dessa região, sem comprometer as características funcionais do azeite.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]