site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Pesquisa identifica produção literária e gráfica independente no Brasil0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 24/02/2016 07:32

 

A Casa da Cultura Digital (GO) inicia o mapeamento de autores e autoras e pequenas editoras de todo o Brasil para a implantação da e-cêntrica, uma rede nacional de circulação da produção gráfica e literária independente. A pesquisa vai subsidiar ações que têm como objetivo colaborar para a ampliação da visibilidade do trabalho realizado em todo o país, com prioridade para regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O formulário online está disponível em http://www.negalilu.com.br.

 

A iniciativa teve pré-lançamento em agosto do ano passado e as primeiras articulações ocorreram no interior de Goiás e em São Paulo, durante a Feira Plana 2016. A e-cêntrica já conta com o apoio da Nega Lilu Editora, Culturama, Diminuto e zeroum comunicação, agentes estratégicos envolvidos com qualificação profissional, produção gráfica e literária, formação de leitores, comunicação e novas tecnologias.

 

“O acesso a uma boa poeta do Acre, o contato com um romancista contemporâneo de Goiás continuam restritos, apesar dos avanços da inclusão digital e da democratização do acesso à informação”, exemplifica a jornalista e escritora Larissa Mundim, idealizadora da e-cêntrica. Segundo ela, a ideia surgiu a partir da observação de variáveis estratégicas: a necessidade de atualização dos modos de operação da cadeia produtiva e de reinvenção das práticas de mercado, a disponibilidade de trabalhos qualificados em todo o País, a dificuldade de escoamento da produção, o fortalecimento da atuação em rede.

 

Também teria motivado a criação da e-cêntrica um incômodo de quem vive e produz fora das regiões Sudeste e Sul do Brasil. “Reduzir a produção gráfica e literária relevante ao território de ocupação das maiores editoras, distribuidoras poderosas e grandes livrarias é estimular um prejuízo continental”, comenta Larissa Mundim.

 

Por isso, sem excluir profissionais que vivem e produzem nos estados onde a produção literária e gráfica têm mais fomento, a e-cêntrica dará prioridade à identificação e à promoção de autores e autoras historicamente invisibilizados por atuarem fora dos grandes centros mercadológicos. “Excêntrica é a pessoa que desvia ou se afasta do centro, ou que não tem o mesmo centro, tem seus próprios modos, características fora dos padrões sociais vigentes na sociedade em que vive”, lembra a dirigente da Casa da Cultura Digital.

 

Mapeamento- A primeira etapa de trabalhos da e-cêntrica prevê a identificação de autores e autoras independentes e pequenas editoras espalhadas pelo Brasil. A pesquisa busca conhecimento do perfil desses agentes e de sua produção atual, bem como o entendimento de sua forma de operação (local e regional), identificando também outras iniciativas preocupadas com a circulação alternativa do produto de qualidade.

 

Com o apoio da Lei Goyazes de incentivo à Cultura, a e-cêntrica será implantada por meio de plataforma virtual, ainda este ano. De acordo com Larissa Mundim, nesta segunda fase do plano, a ideia é consolidar a articulação em rede da comunidade identificada pela pesquisa, mantendo foco na qualificação profissional, promoção e circulação. “Com o apoio de inúmeros parceiros, a e-cêntrica tem a ambição de se tornar uma vitrine verdadeiramente representativa da produção brasileira no território literário e gráfico independente”, revela.

 

Mais informações podem ser obtidas em: www.facebook.com.br/ecentrica

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]