site logo
 

PUBLICIDADE

img

Pirenópolis recebe publicadores independentes0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 13/06/2019 09:40

 

Layza Vasconcelos


Pirenópolis será a primeira cidade a receber as ações de itinerância da feira e-cêntrica, de sexta (14) a domingo (16). Editoras, coletivos criativos e artistas gráficos de quatro estados e do Distrito Federal apresentam seus trabalhos, na Rua Matutina, ocupando o Centro Histórico. Realizado pela NegaLilu Editora e pela Avoar Livros, o evento também prevê oficinas, bate-papos, performances, exposição e lançamento de livro, em pontos diversos da cidade. Clique aqui para consultar a programação completa.

 

A feira e-cêntrica é uma ação de apoio à inovação do mercado editorial. Originalmente, ela ocorre no primeiro trimestre do ano, abrindo o calendário nacional de feiras de publicações independentes. “Em parceria com a Leodegária Livraria, nosso próximo ponto de parada será a Cidade de Goiás, em agosto”, antecipa Larissa Mundim, curadora da feira e-cêntrica. Nesta edição, 30 expositores estão previstos, entre eles a Lote 42 (SP), A Bolha (RJ/DF), Experimentos Impressos (RS), as artistas goianas Célia Gondo e Shophia Pinheiro, as livrarias Palavrear, Pomar e Mandrake Comic Shop, entre outros.

 

Para Pirenópolis, a e-cêntrica propõe programação que contempla atividades de estímulo à leitura e à escrita, a aproximação entre autores e leitores, oficinas de autopublicação. “O programa teve como ponto de partida o trabalho que é desenvolvido por profissionais que residem em Pirenópolis e, em seguida, acolhemos os parceiros que foram se envolvendo no projeto”, lembra a livreira e co-realizadora da feira e-cêntrica Tatiana Moreno (Avoar Livros).

 

O resultado é uma construção coletiva. Na sexta-feira, as mediadoras Kézia Mendonça e Kaká Queiroz, conduzem sessões gratuitas de contação de histórias às 10h e às 16h, no Centro de Artes Ita e Alaor. A fundadora da COEPI (Comunidade Educacional de Pirenópolis), Isabella Rovo, oferece a oficina Literatura de Cordel, às 14 horas, também aberta ao público.

 

Bordado sobre papel- Interessados em compor um Caderno de Botânica a partir de Bordado sobre Papel podem se inscrever na oficina do colagista gaúcho Ricardo Rodrigues, editor da Experimentos Impressos. Marcada para a sexta (14/6), às 18 horas, na Avoar Livros, a oficina conta com oito vagas para mulheres e homens com ou sem experiência em costura artesanal.

 

Segundo Ricardo Rodrigues, a oficina tem como objetivo apresentar a técnica e trabalhar com pontos que simulem plantas e flores, e aplicá-los em um pequeno livreto na parte final da oficina.“A proposta engloba, então, duas frentes criativas de trabalho: a composição de pontos e a criação de uma publicação”, esclarece o editor, contando também que esta atividade é desdobramento de uma publicação homônima da editora Experimentos Impressos, atualmente em processo de criação. Investimento: 70 reais.

 

As performances, tanto nas artes cênicas quanto nas artes visuais, também integram a programação da feira e-cêntrica. O dramaturgo Paulo Cabral, residente em Pirenópolis, encenará o espetáculo teatral “Liberdade, liberdade!”, no Cine Pireneus, na sexta e no sábado, às 20 horas. A entrada será gratuita. Também no sábado, às 16 horas, a artista Morgana Poiesis realizará a performance “Mandala do Silêncio”, na Rua Matutina, na companhia das performers Claudinha Machado, Taís Moreira, Kaká Queiroz e Nilva Pacheco.

 

O sábado terá programação mais intensa, iniciando com o minicurso “Produção gráfica ‒ Como fazer um livro? Da ideia ao produto final”, com o publicador Marcos Lotufo, às 10 horas, no Atelier Lotufo, no Bairro do Carmo. A atividade será gratuita, com 15 vagas. No mesmo horário, as mediadoras Kaká Queiroz e Kézia Mendonça realizarão mais uma sessão de contação de histórias, na Praça da Bandeira, no Bairro da Lapa.

 

Cordel- O Coletivo Malungada promoverá uma exposição de Cordel, no Armazém da Gabi, no Centro Histórico, a partir das 16 horas. Na abertura da mostra, está prevista encenação de Teatro de Mamulengo, com Macaco Arva (DF), que voltará a se apresentar no domingo (16/6), às 16 horas, na Praça do Coreto. 

 

Para autoras e autores que estejam em processo de pesquisa e de escrita para publicação, a e-cêntrica organizará o bate-papo “A escrita que pede para existir: relatos de primeira viagem”, às 17 horas, na Avoar Livros, na Rua Matutina. Nessa roda de conversa, os autores Adriano Fernandes e Ciro Gonçalves compartilharão processos criativos e de construção de narrativas, além de estratégias de publicação independente.

 

Lançamento e sarau- “Breves Danças à Margem”, primeira publicação da dançarina e pesquisadora, Luciana Ribeiro, será lançada na feira, às 19 horas. Acompanhada de artistas citados no livro, que registra momento histórico da dança em Goiás na década de 1980, a autora transcorre sobre fatos que reverberaram em todo o Brasil e que ainda indicam rumos para a dança no Estado.

 

Realização do Grupo Por quá com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, “Breves Danças à Margem” foi publicado pelo Selo Eclea da NegaLilu Editora e estará à venda na Avoar Livros. Após o lançamento, o sábado terminará com o Sarau e-cêntrica, um encontro entre poetas, músicos e performers participantes da feira.

 

Domingo- No último dia da feira e-cêntrica, o produtor cultural Diogo Damasceno conduzirá oficina de zine, às 10h, no Hostel Jardim Secreto, localizado na Rua Matutina. O zine é uma publicação caseira, feita de maneira artesanal, com grande potencial de difusão de ideias. O número de vagas é 15 e o preço é 20 reais.

 

As poetas goianas Cássia Fernandes e Dairan Lima terão um encontro marcado, às 11h30, na Avoar Livros, para o bate-papo "A sua poesia me representa”. A ideia é que uma comente o trabalho da outra, a partir da leitura de cinco poemas publicados nos livros “Almofariz do tempo” e “Vermelho”, ambos lançados pelo Selo Pantheon da NegaLilu Editora.

 

A última roda de conversa da e-cêntrica reunirá os escritores André Giusti (DF), Hugo Studart (DF), Thaise Monteiro (DF) e Pedro Tostes (SP), às 15 horas, na Avoar Livros. Autores de romances, contos e de poesia, cada um em seu estilo é convidado a compartilhar impressões sobre o tema “A narrativa que nos move em tempos de resistência”.

Pirenópolis será a primeira cidade a receber as ações de itinerância da feira e-cêntrica, de sexta (14) a domingo (16). Editoras, coletivos criativos e artistas gráficos de quatro estados e do Distrito Federal apresentam seus trabalhos, na Rua Matutina, ocupando o Centro Histórico. Realizado pela NegaLilu Editora e pela Avoar Livros, o evento também prevê oficinas, bate-papos, performances, exposição e lançamento de livro, em pontos diversos da cidade. Clique aqui para consultar a programação completa.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]