site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Projeto Invisível de Santhiago Selon termina neste domingo (26)0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/11/2017 13:56

 

Ismael Albertino


O artista visual Santhiago Selon lançará catálogo e documentário de curta-metragem, dirigido por Delano Vaz, com registros da execução do Projeto Invisível, que resultou na pintura de um mural de 150 metros quadrados, no Setor Universitário. Com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), o encerramento dos trabalhos será no domingo (26), entre 16h e 22h, no Beco da Codorna.

 

Durante o mês de julho deste ano, pintando a céu aberto a cerca de 15 metros do chão, o artista vivenciou a experiência proposta de ampliação de relações possíveis entre o cidadão, a arte e o espaço urbano. Agora, quem passa pela Praça Universitária (nos fundos da Catedral da PUC-GO) se depara com uma enorme intervenção urbana do amarelo, laranja, vermelho, azul, cinza e branco, que transformou a paisagem cotidiana.

 

A composição do painel Invisível tem base em planos geométricos retangulares, circulares tensionados por cortes diagonais responsáveis por dinâmicas de movimento, por meio de linhas curvilíneas, círculos menores e grandes faixas verticais. “Sou um estudioso da geometria e meu exercício de abstração é contínuo”, comenta Santhiago Selon.

 

Ali estão os traços que formam os planos urbanísticos, os desenhos das ruas, das arquiteturas e das construções dos edifícios reorganizados em elementos formais e intensidades de cores. É o que percebe o artista visual Glayson Arcanjo, professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, que assina o texto analítico publicado no catálogo do Projeto Invisível, que será lançado no domingo.

 

O curta-metragem documental dirigido por Delano Vaz cumpre o papel de apresentar a obra por ângulos não disponíveis para quem caminha ou dirige por ali. Entrevista com o artista e cenas aéreas revelam o painel perfeitamente integrado à paisagem urbana e ao mesmo tempo deslocado, como um oásis, um respiro, uma pausa para quem transita concentrado nas urgências da vida ou à deriva, conectado pela palma da mão com o mundo.

 

“Não há uma mensagem explícita no mural Invisível, eu quero levar para as pessoas a liberdade de sentir a obra da forma como ela se comunica com cada um”, comenta Selon. Segundo ele, o Projeto Invisível busca cumprir a missão de aproximar o cidadão de seu bem comum: a Cidade.

 

Dar visibilidade aos muros de Goiânia é algo que o artista tem feito há mais de 15 anos. A importância disso para Selon é “colaborar para ampliar a percepção de quem habita o território urbano acerca do que foi edificado, dos espaços ocupados e dos vazios existentes que nos permitem a mobilidade”.

 

Durante todos estes anos de atuação nas ruas da capital goiana, ele conta que, na maioria das vezes, a compra de materiais foi um investimento pessoal e, portanto, não houve recebimento de cachet. Para Selon, o prêmio concedido pelo FAC (Edital 2016) é um marco de reconhecimento de seu trabalho como relevante para o Estado. Este momento coincide ainda com novos esforços de difusão de sua obra para outros centros urbanos, com o aumento de produtividade em pequena escala, no atelier, e ilumina o momento em que Selon se reconhece e é reconhecido como artista. “Não foi sempre assim”, lembra.

 

 

Serviço

Data: 26/11

Horário: 16h às 22h

Local: Beco da Codorna, entrada pela Avenida Anhanguera, quase esquina com a Avenida Tocantins, Centro

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]