site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Raquel Teixeira apresenta balanço da Seduce em 20170 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 22/12/2017 07:27

 

A secretária Raquel Teixeira apresentou ontem (21) o balanço de gestão 2017 da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), durante um café da manhã com a imprensa no terraço do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Durante apresentação, a secretária abordou as principais ações realizadas ao longo deste ano nas três áreas graças aos investimentos destinados pelo Governo de Goiás. "Muita gratidão pelo olhar sensível do governador Marconi Perillo para a educação, a cultura e o esporte", disse.

 

Entre os avanços destacados pela secretária estão as políticas públicas que fomentaram a cultura, o acompanhamento de investimentos, o uso otimizado e valorizado de recursos públicos, os diversos eventos esportivos, a criação do Caderno Aprender +, além das ferramentas que o sistema educacional de Goiás utiliza para aprimorar os resultados, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA) e o Goiás 360.

 

Na área cultural, Raquel Teixeira anunciou para janeiro de 2018 a licitação para a construção de prédios, dentro do Circuito Cultural da Praça Cívica. Será criado o Museu do Alimento, em parceria com o Museu do Amanhã e o Museu de Ciência de Londres, que vai ser um museu interativo, moderno, que culmina com o ponto de gastronomia no final. Também já foi autorizado mais de R$ 10 milhões para a Lei Goyazes.

 

A Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer está com a licitação pronta, aguardando apenas o término da reforma do espaço. Além dela, os centros culturais que serão construídos nos maiores munícipios de Goiás estão em fase de licitação.

 

Para a área esportiva, uma das novidades já no primeiro mês de 2018 será o lançamento do projeto Gibinha, que é uma parceria com o ex-jogador de vôlei Giba. Trata-se de um projeto social para crianças goianas. A iniciativa consiste em capacitar professores de educação física que ministram aulas de vôlei. Além de aprender sobre a modalidade esportiva, os participantes, que têm idade entre seis e 15 anos, aprendem sobre alimentação saudável e cidadania. Goiás será o terceiro Estado a receber o programa.

 

 

O ano de 2017 foi a consolidação da cultura, com a realização de grandes eventos, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que contou com um público de mais de 6 mil pessoas; o Canto da Primavera, com 5 mil espectadores e atrações locais e nacionais, e a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu, também com público de cerca de 5 mil pessoas.

 

Goiás é um dos cinco Estados que mais investem em cultura no Brasil. Prova disso é o Fundo de Arte e Cultura e a Lei Goyazes, que, juntas, foram responsáveis por mais de R$ 45 milhões em investimento. Foram 479 projetos beneficiados em todo o Estado.

 

Um ponto frisado pela secretária foi o retorno e acompanhamento dos recursos aplicados em 2017. “É visível o resultado, seja nas escolas, nos teatros, os artistas prestam contas espontaneamente. Todo dia tem ação acontecendo. Avançamos muito na cultura da transparência e do mérito das seleções dos programas e dos projetos selecionados, o que é um avanço em relação ao gasto correto do dinheiro público”, completou Raquel.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]