site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Rebellium Coletiva lança três publicações0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 04/04/2024 00:28

 

O selo editorial Rebellium Coletiva, também uma coletiva artística que vem, desde 2017, percorrendo o circuito das feiras de publicações independentes de Goiânia, lança, no sábado (3), três publicações : a zine erótica Disque Disponível; a coletânea de contos e microcontos Ouça esse corpo; e a caixa “mortuária” Obituário.

 

Disque Disponível, da escritora estreante Débora Otília, é uma zine, composta por 10 microtextos eróticos, que tensionam os limites entre prosa e poesia e falam de uma corporalidade deslocada, pela subjetividade da autora, de lugar objetificado para o campo de uma sujeita lírica e autêntica. A autora, a reivindicar sua própria voz, se torna senhora dos seus prazeres, e sua representação discursiva da realidade amplia a imagem do feminino sexualizado: “ Sonhei com abismos de dedos invasivos, gulosos, perdidos. (...) Senti a carícia no seio exposto no escuro. Despejo”. Estabelecendo um diálogo visual com a texto de Débora, temos o trabalho de ilustração da artista visual Mandi (Amanda Cintra), que, em aquarela dessaturada, configura o desejo confessado, os abismos do desejo, as tensões da espera, as incertezas do que talvez seja amor.

 

A coletânea de contos e micro contos Ouça esse corpo, é composta por cinco autoras que, durante a pandemia de Covid 19, se encontraram no ciberespaço, e formaram um corpo autoral constituído pelo exercício da escrita no âmbito da coletividade. Apesar de se encontrarem em espacialidades geográficas diferentes, constituíram um coletivo que se encontrava periodicamente online para compartilhar seus escritos, de modo que o processo de construção do livro foi se dando gradualmente, ao longo de quase dois anos. As 75 narrativas que formam a coletânea trazem ênfase em interditos, ironia ,o olhar da mulher que tece a mortalha do amor que se foi, enquanto engendra o próprio renascimento. Há muitas personagens femininas, mas não só, assim como marcas de intertextualidade referentes a outros autores e elementos que constituíram a experiência das autoras, além das contradições que marcam a existência nas fronteiras físicas e existenciais. 

 

A obra literária Obituário, de Marcelo Perilo, é resultado da busca do autor por uma estética e poética conceituadas por ele como tropical sombrio. Obituário não é um livro convencional, mas uma caixa cujo formato alude a uma gaveta mortuária onde jazem, em folhas avulsas, 7 contos de tom soturno e lúgubre. A diagramação, como uma extensão da estranheza das narrativas, articula -se visualmente com elas, produzindo camadas de significados.

 

A produção dessa obra de formato não convencional contou com o trabalho de distintos profissionais das artes visuais. A ilustração, no miolo da obra, é assinada pelo vitrovil (Vitor de Oliveira), desenhista e designer de jogos; a ilustração e desenho da caixa é da Fernanda Tosta, designer de produtos; a diagramação e editoração eletrônica é da Bia Menezes, designer gráfica. Os textos contaram com revisão e leitura crítica de Beta Reis, escritora e antropóloga; e a edição da obra foi realizada por Alda Alexandre, escritora e criadora do selo literário Rebellium Coletiva.

 

O público poderá ler, tocar e desvendar as três obras dia 06 de abril no evento de lançamento que  ocorrerá no Bar Est Comedoria, a partir das 20 horas. As obras também estarão disponíveis na banca da Rebellium Coletiva durante a Feira E-cêntrica, dias 06 e 07 de abril, das 11 h às 20 h.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]