site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Rogério Borges lança livro em que debate o Jornalismo Literário0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/11/2013 17:36


O livro Jornalismo Literário: Teoria e Análise, do jornalista e professor Rogério Borges, será lançado na próxima quinta-feira (dia 28), às 19h30, no Centro Cultural UFG, na Avenida Universitária, Praça Universitária. A obra é resultado da tese de doutorado que o autor defendeu no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) em 2011. O volume, editado pelo selo Insular, de Santa Catarina – um dos que mais publicam títulos na área de Comunicação no País –, é um esforço teórico para entender o discurso híbrido entre jornalismo e literatura, muitas vezes festejado como uma alternativa narrativa para a imprensa, mas pouco compreendido em sua essência e possibilidades reais.
 
O trabalho defende que o Jornalismo Literário é um discurso autônomo, com características próprias e que devem ser encaradas como algo singular. Isso leva a apreciações que não podem se vincular totalmente aos mesmos parâmetros com que são julgados tanto o jornalismo, quanto a literatura. A proposta teórica que a obra apresenta busca novos caminhos de análise para o Jornalismo Literário, que tem uma longa tradição em várias partes do mundo, como Estados Unidos, Europa e América Latina – incluindo o Brasil.
 
Jornalismo Literário: Teoria e Análise percorre três linhas teóricas principais para compreender esse discurso complexo e cheio de particularidades. Uma delas é a Análise do Discurso da Escola Francesa (AD), em diálogo com autores importantes, como Michel Foucault. A segunda escola teórica abordada no trabalho é a da chamada Teoria Construcionista do Jornalismo, em que o discurso informativo é encarado como uma construção sociológica, em que diversas variantes objetivas e subjetivas atuam em sua composição. Por fim, o trabalho busca recursos teóricos nos textos clássicos do pensador russo Mikhail Bakhtin e sua teoria literária do romance, no intuito de estabelecer parâmetros também no campo da estética e do conceito de ficção para entender com maior profundidade o Jornalismo Literário como discurso autônomo.
 
A parte final da obra é dedicada a "passeios" por obras canônicas do Jornalismo Literário norte-americano, da América hispânica e do Brasil. Entre os textos analisados pela ótica teórica proposta no trabalho estão reportagens literárias que Tom Wolfe publicou na revista New Yorker; o clássico livro-reportagem Hiroshima, de John Hersey; o inspirado texto híbrido entre jornalismo e literatura Relato de Um Náufrago, de Gabriel García Márquez; as matérias de José Hamilton Ribeiro na revista Realidade, publicadas no final dos anos 1960; e o best-seller Abusado, do jornalista Caco Barcellos. Há também uma análise mais detida sobre a reportagem-ensaio Eichmann em Jerusalém, da filósofa Hannah Arendt, sobre o célebre julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann.
 
A obra Jornalismo Literário: Teoria e Análise é, portanto, uma contribuição dada por Rogério Borges para o entendimento deste gênero informativo que tem características de áreas próximas, mas não iguais, caso das narrativas informativas e ficcionais. Trata-se de uma proposta teórica, resultado de uma reflexão que foi iniciada ainda no mestrado feito na Faculdade de Letras da UFG, em que o autor dissertou sobre esses laços entre literatura e jornalismo, e que foi amadurecida no doutorado realizado na UnB. Obra indicada para profissionais do Jornalismo, assim como para estudantes e professores da área, podendo também despertar interesse em quem gosta de literatura e do jogo narrativo que envolve ambas as áreas.
 
O autor
 
Rogério Borges é jornalista graduado pela Universidade Federal de Goiás, instituição em que também cursou especialização em Assessoria de Comunicação e mestrado em Estudos Literários e Linguística. É repórter do caderno cultural Magazine, do jornal O Popular, há 11 anos – veículo no qual assina a coluna semanal À Margem – e professor efetivo do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Com doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), é co-autor, ao lado dos jornalistas Deire Assis e Vinicius Sassine, do livro Caminhos da Reportagem – O Jornalismo e Seus Bastidores, publicado em 2009 pela Cânone Editorial e Editora da PUC Goiás.
 
Serviço:
Lançamento do livro: Jornalismo Literário – Teoria e Análise (Editora Insular)
Autor: Rogério Borges
Data: Dia 28 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, Praça Universitária, Setor Universitário)
 
 
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]