site logo
 

PUBLICIDADE

img

Secretário César Moura fala sobre ações para cultura0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/05/2021 19:31

 

Em entrevista à Rádio e TV Brasil Central, o secretário interino de Cultura, César Moura, falou sobre o trabalho de reestruturação e readequação dos espaços culturais que o Governo de Goiás tem realizado em 2021. O titular da pasta também comentou sobre projetos e investimentos para o setor goiano.

 

Apesar de estarem fechadas para o público desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, as unidades da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) têm mantido as atividades, com os espaços sendo usados para gravações on-line de projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc e pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC). As atrações são divulgadas nas redes de seus produtores.

 

O secretário reforçou o amplo trabalho realizado nos prédios administrados pela Secult para que todos fiquem atualizados quando o período da pandemia passar. O objetivo é deixar esses espaços prontos e abertos para que os profissionais da cultura goiana e o público possam usar com perfeição.

 

Para isso, as adequações já começaram, com vistorias e ações diárias na parte estrutural e de acervo. “Visitamos todos os espaços e esse serviço de revitalização e ocupação não tem ônus, já que os locais estão bem conservados”, afirmou Moura. “É um trabalho constante e diário para atender uma demanda significativa de lives e equipamentos setorizados, mas, na questão estrutural, tudo está pronto”, complementou.

 

A proposta do governo, com essa iniciativa, é movimentar e pulverizar a indústria da cultura, oxigenando o setor em todos os seus segmentos. Nesse intuito, o secretário adiantou que a Secult busca mais recursos, por meio da segunda etapa da Lei Aldir Blanc, que irá disponibilizar R$ 50 milhões para novos editais que já estão prontos.

 

Segundo ele, está pendente apenas a autorização do governo federal. Moura ainda lembrou do lançamento do edital de R$ 2 milhões do FAC, destinados para espaços culturais e festivais, cujas inscrições estão abertas até o dia 7 de junho.

 

Outra ação pensada para o pós-pandemia é aliar educação e cultura nas escolas, com formação de novos escultores, artistas plásticos e programadores de audiovisual. O titular da pasta comentou sobre as lives culturais solidárias realizadas pelo governo, cuja segunda edição ocorre neste sábado (15), seguindo todos os protocolos de segurança para evitar aglomerações.

 

Sobre novas ações, Cesar Moura aproveitou para salientar que a Secult desenvolve, no momento, o projeto Juventude Cultural, criado nos 100 dias de gestão interina, direcionado para crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é mostrar para o público-alvo como ele pode ingressar no mundo cultural, com melhor aproveitamento do talento e da vocação de cada um, seja para escrever um livro, uma composição, ou pintar um quadro.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]