site logo
 

PUBLICIDADE

img

Secult Goiás é homenageada pela Alego0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/06/2024 22:08

 

Foto: Kamilla Brandão


A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene para entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva na manhã desta segunda-feira (24). A iniciativa,de autoria conjunta dos deputados Bruno Peixoto, Lineu Olimpio e Coronel Adailton, homenageou fazedores da festividade e também a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi instituída pelo parlamento goiano em 2023. Serão concedidas, a partir de 2024, 30 medalhas, anualmente, a pessoas indicadas que participam do Circuito das Cavalhadas realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de participantes do poder público municipal e da União.  

A secretária Yara Nunes lembrou o apoio do Governo de Goiás ainda durante a pandemia de Covid-19, em que mesmo sem a possibilidade de realizar as Cavalhadas presencialmente, em 2021, foram destinados recursos aos municípios para melhorias na estrutura e vestimentas, para que, em 2022, o circuito retornasse com mais cidades.

 

“A partir do momento em que o Governador Ronaldo Caiado me confiou a pasta, nós conseguimos mudar o formato em que as Cavalhadas estão sendo realizadas para facilitar para as prefeituras e para todos aqueles que participam do Circuito das Cavalhadas. Hoje, aqui, eu posso falar com muita segurança que, enfim, nós temos, sim, verdadeiramente, um circuito que acontece em todo o Estado, hoje, em 15 municípios e que, com certeza, é o maior circuito cultural que nós temos no Brasil”, ressaltou a titular.


Além do governador e da secretária de Cultura do Estado de Goiás, foram agraciados com a distinção o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto; o secretário de Estado da Retomada, César Moura; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, padre Edmilson Luiz; o rei mouro da cidade de Corumbá de Goiás, José Quirino Gouveia de Morais; o soldado cristão da cidade de Pirenópolis, Pedro Henrique Jayme, dentre outros integrantes dos municípios que realizam as Cavalhadas.

César Moura, ex-secretário de Estado Cultura e atualmente titular da Secretaria da Retomada, ressaltou a importância de todos os envolvidos na realização das Cavalhadas nos municípios e o engajamento da equipe do Governo de Goiás, por meio da Secult, para que a cada ano, o circuito inclua mais cidades e se estruture melhor, com repasse dos recursos estaduais em tempo hábil para as prefeituras. “Eu acompanhei, quando estive à frente da Secult, as pessoas são abnegadas, trabalham por essa festa realmente pela paixão e é uma forma importante de valorizar esse trabalho. A comenda é uma forma de homenagear vocês, que todos os dias trabalham pelas Cavalhadas”, afirmou.  

O presidente da Alego, Bruno Peixoto, relembrou em sua fala o momento em que surgiu a ideia de criação da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, durante o lançamento do Circuito de 2023, no Palácio das Esmeraldas, em diálogo com os deputados Lineu Olímpio e Coronel Adailton. “Lineu [Olímpio] falou, Bruno, essa tradição é tão antiga que, pelos nossos historiadores, Padre Silvestre foi um dos primeiros [a trazer as encenações das Cavalhadas]. O que você acha de fazermos uma comenda?”, recordou o parlamentar, afirmando em seguida que concordou “de pronto”, pois “estes homens e mulheres que mantêm viva a nossa cultura, merecem o reconhecimento do poder legislativo.” A maior edição do Circuito das Cavalhadas segue até outubro, com participação de 15 cidades — duas a mais que em 2023. Em 2024, o investimento do tesouro estadual foi de R$ 4,4 milhões para apoiar as prefeituras na realização dos eventos.

O Circuito das Cavalhadas 2024 foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária de Cultura no dia 10 de maio, durante a abertura de uma exposição temática sobre os festejos que ficou em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS). A mostra  proporcionou ao público goianiense e turistas que visitaram a unidade a oportunidade de conhecer e interagir com os símbolos dos festejos, tradicionais pelo interior do Estado.

Outra ação para valorizar as Cavalhadas durante a gestão de Yara Nunes é lançamento do fotolivro “Circuito das Cavalhadas”, produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheias. A obra traz um mapa das localidades que realizam os festejos. São 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens, além de informações e curiosidades. A publicação conta com versão impressa e on-line, disponível no site da pasta (aqui), o que democratiza ainda mais o acesso.

A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi proposta pelo deputado Lineu Olimpio e aprovada em maio de 2023. O nome do Padre Silvestre Álvares da Silva presente na honraria se deve pelo fato de, há 200 anos, durante a promulgação da primeira Constituição Brasileira, Goiás ter sido representado pelo religioso, que viajou, a cavalo, durante quatro meses, para participar deste fato histórico.  Padre Silvestre Álvares da Silva era um poliglota, o que lhe dava condições de receber as comitivas europeias no sertão de Goiás, dando início às tradições locais, como os primeiros festejos das Cavalhadas.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]